sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas recomenda saída da Grécia do Procedimento por Défice Excessivo

© Francois Lenoir / Reuters

A Comissão Europeia decidiu, hoje, recomendar ao Conselho Ecofin o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) contra a Grécia, depois dos "esforços substanciais" feitos pelo país, "nos anos recentes", para consolidar as finanças públicas

"Este é um momento muito simbólico para a Grécia. Após tantos anos de sacrifícios do povo grego, o país está finalmente a recolher os frutos dos seus esforços. Depois do pagamento de 7,7 mil milhões de euros, na segunda-feira, como resultado da conclusão da segunda revisão (do programa de assistência), a proposta de hoje da Comissão Europeia é o reconhecimento da redução enorme do défice orçamental da Grécia, para níveis inferiores à média da zona euro", comentou o comissário europeu dos Assuntos Financeiros, Pierre Moscovici.

A Grécia, que se encontra atualmente sob programa de assistência financeira (o terceiro 'resgate'), até agosto de 2018, encontrava-se sob Procedimento por Défice Excessivo há oito anos, desde fevereiro de 2009, logrando passar de um défice de 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 para um excedente de 0,7% em 2016, estimando Bruxelas que este ano registe um défice de 1,2% e volte a ter um excedente de 0,6% em 2018.

Numa nota divulgada em Bruxelas, o comissário francês, que dará uma conferência de imprensa sobre este tema a meio da tarde na sede da Comissão, refere que "a Grécia está agora pronta a sair do PDE, virar a página da austeridade e abrir um novo capítulo de crescimento, investimento e emprego".

Também o vice-presidente do executivo comunitário Valdis Dombrovskis, responsável pela pasta do Euro, comentou que a recomendação da Comissão de encerrar o PDE à Grécia "é mais um sinal positivo de estabilidade financeira e recuperação económica no país".

Dombrovskis insta, no entanto, as autoridades gregas a "continuarem a reforçar a confiança na sua economia, o que é importante para a Grécia preparar o seu regresso aos mercados financeiros".

"A implementação célere das reformas acordadas é crucial para fazer chegar os seus efeitos positivos à sociedade e economia gregas. Uma estratégia de crescimento a longo prazo ajudaria a garantir mais e melhores postos de trabalho, um crescimento robusto e prosperidade no futuro", defendeu.

A decisão de hoje da 'Comissão Juncker' ocorre cerca de dois meses depois de Bruxelas ter recomendado a saída de Portugal do PDE, igualmente ao cabo de aproximadamente oito anos.
Se o Conselho Ecofin seguir a recomendação de Bruxelas -- o que tem sido invariavelmente o caso -, apenas três países ficarão sob PDE (contra 24 Estados-membros em 2011): Espanha, França e Reino Unido.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC