sicnot

Perfil

Economia

"Os Verdes" pedem medidas para próximo Orçamento do Estado

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) pediu esta quarta-feira medidas para o Orçamento do Estado de 2018, incluindo o aumento do número de escalões de IRS, o descongelamento das carreiras na função pública e mais investimento público.

No debate sobre o estado da Nação, no parlamento, a deputada do PEV Heloísa Apolónia admitiu que o país está hoje melhor do que há um ano e que está insatisfeita com o ritmo na adoção de algumas medidas.

"Como está o país? Melhor ou pior?", perguntou a deputada dos Verdes, dando ela própria a resposta: "Definitivamente, está melhor. Os portugueses vivem hoje com melhores condições de vida."

No entanto, a parlamentar do PEV afirmou alguma insatisfação - "Isto é suficiente? Claro que não" - como já fizera no mais recente debate quinzenal, em junho.

Daí, apresentou algumas medidas para o Orçamento do Estado do próximo ano, entre elas um reescalonamento no IRS, mais investimento público e ainda o descongelamento das carreiras na administração pública.

Heloísa Apolónia ficou, porém, sem resposta do chefe do Governo a uma pergunta sobre quando será adotado o horário das 35 horas no setor privado.

E sobre "a tragédia dos incêndios" de Pedrógão Grande, em junho, que fizeram 64 mortos e mais de 250 feridos, Heloísa Apolónia afirmou que o PEV colocou a exigência de uma reforma florestal no acordo de apoio ao executivo.

"Não esperámos por uma tragédia para fazermos propostas", afirmou.

Lusa

  • Mosquito transmissor da dengue detetado em Portugal

    País

    Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor Ricardo Jorge.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.