sicnot

Perfil

Economia

"Os Verdes" pedem medidas para próximo Orçamento do Estado

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) pediu esta quarta-feira medidas para o Orçamento do Estado de 2018, incluindo o aumento do número de escalões de IRS, o descongelamento das carreiras na função pública e mais investimento público.

No debate sobre o estado da Nação, no parlamento, a deputada do PEV Heloísa Apolónia admitiu que o país está hoje melhor do que há um ano e que está insatisfeita com o ritmo na adoção de algumas medidas.

"Como está o país? Melhor ou pior?", perguntou a deputada dos Verdes, dando ela própria a resposta: "Definitivamente, está melhor. Os portugueses vivem hoje com melhores condições de vida."

No entanto, a parlamentar do PEV afirmou alguma insatisfação - "Isto é suficiente? Claro que não" - como já fizera no mais recente debate quinzenal, em junho.

Daí, apresentou algumas medidas para o Orçamento do Estado do próximo ano, entre elas um reescalonamento no IRS, mais investimento público e ainda o descongelamento das carreiras na administração pública.

Heloísa Apolónia ficou, porém, sem resposta do chefe do Governo a uma pergunta sobre quando será adotado o horário das 35 horas no setor privado.

E sobre "a tragédia dos incêndios" de Pedrógão Grande, em junho, que fizeram 64 mortos e mais de 250 feridos, Heloísa Apolónia afirmou que o PEV colocou a exigência de uma reforma florestal no acordo de apoio ao executivo.

"Não esperámos por uma tragédia para fazermos propostas", afirmou.

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05