sicnot

Perfil

Economia

Juncker defende escolha de ministro europeu das Finanças

Juncker defende escolha de ministro europeu das Finanças

Jean-Claude Juncker diz que a União Europeia deve aproveitar os ventos favoráveis. O presidente da Comissão Europeia fez um balanço do último ano e capitalizou os números positivos do crescimento económico. No discurso sobre o Estado da União Europeia, desdramatizou o Brexit, defendeu o alargamento e reforço da zona euro e um superministro europeu das Finanças. Em nome da eficácia propôs que o Conselho Europeu e a Comissão Europeia tenham o mesmo presidente.

  • BE e PCP contra a criação de ministro europeu das Finanças
    1:53

    Economia

    O presidente da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira a ideia de haver um ministro europeu das Finanças. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra e falam em perda de soberania. Catarina Martins diz que a ideia já foi ensaiada com Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque. Já Jerónimo de Sousa defende que a ideia ameaça as soberanias nacionais.

  • Os ventos da Europa e de Juncker
    2:11

    Mundo

    Jean-Claude Juncker diz que a União Europeia deve aproveitar os ventos favoráveis. O presidente da Comissão Europeia faz um balanço do último ano e capitaliza os números positivos do crescimento económico. No discurso sobre o Estado da União, desdramatizou o Brexit, defendeu o alargamento e reforço da zona euro. E propôs que Conselho Europeu e Comissão tenham um só presidente, em nome da eficácia.

  • A barba de Cristiano Ronaldo é para manter
    0:50