sicnot

Perfil

Economia

Benefícios fiscais ultrapassaram os 2.400 milhões em 2016

O Fisco concedeu em 2016 isenções e benefícios fiscais a 35 mil empresas e entidades num total de 2.400 milhões de euros, mais 600 milhões do que em 2015.

As isenções e benefícios dizem respeito a vários impostos como o IRC, o IMT ou o IVA, que estão previstas na lei e todos os anos são pedidas por milhares de entidades, desde empresas privadas, a autarquias, passando pelas misericórdias e pelas fundações.

Na prática são impostos que as Finanças abdicam com uma contrapartida, por exemplo, reduzir o IRC às empresas que criam postos de trabalho.

Segundo o jornal Público, só no caso do IMI, a subida foi de 700 milhões de euros, sobretudo por causa das isenções atribuídas a património do Estado.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05
  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00