sicnot

Perfil

Economia

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve hoje e amanhã

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica estão desde as 00:00 de hoje em greve, uma paralisação que só termina às 24:00 de sexta-feira.

Segundo o Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, a greve pretende exigir a reposição do acordo que os sindicalistas dizem ter sido "violado pelo Governo, em Conselho de Ministros".

O presidente do sindicato disse, na semana passada, no parlamento, que tinha sido acordado entre sindicatos e Governo uma quota de 30% de lugares de topo de carreira para os profissionais de diagnóstico e terapêutica. Contudo, em Conselho de Ministros, essa quota foi diminuída para 15%.

O calendário negocial com o Ministério previa que até final de setembro estivessem negociadas matérias essenciais para a nova carreira profissional destes técnicos, como os mecanismos de transição na carreira ou tabelas salariais.

Mas o sindicato considera que o Ministério da Saúde "continua a não cumprir os acordos estabelecidos", mesmo em matérias que não têm incidência financeira no Orçamento de Estado.

Análises clínicas e exames complementares de diagnóstico devem ser os serviços mais afetados por esta greve nacional de dois dias.Caso nada se altere, partir do dia 20 de outubro estes profissionais avançarão para uma greve por tempo indeterminado.

Hoje, primeiro dia de paralisação, estão previstas concentrações de profissionais em Lisboa, no Porto, em Coimbra e no Funchal.

A paralisação dos técnicos de diagnóstico e terapêutica ocorre um dia depois da primeira greve regional dos médicos, que aconteceu na quarta-feira na zona Norte e deve repetir-se nas próximas semanas no resto do país.

Lusa

  • Greve dos trabalhadores da saúde com forte adesão em hospitais do norte e centro
    1:02

    País

    Começou à meia-noite uma greve nacional dos profissionais de saúde, que exigem a aplicação das 35 horas semanais, a admissão de novos profissionais e a criação de carreiras. Luís Pesca, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, fala de uma adesão maciça em todo o país. A paralisação não abrange médicos e enfermeiros.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.

  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14