sicnot

Perfil

Economia

Independência da Catalunha não contagiou mercados

Independência da Catalunha não contagiou mercados

A reação à declaração de independência da Catalunha nos mercados não foi muito expressiva. A bolsa de Madrid caiu e os juros da dívida espanhola subiram, mas os movimentos foram contidos e não contagiaram a Europa.

  • "Há muita festa nas ruas de Barcelona"
    3:12

    Mundo

    Há muita festa nas ruas de Barcelona, como relata o repórter da SIC Rodrigo Pratas, muitas pessoas lançam foguetes mas também há quem esteja muito preocupado com o futuro. O jornalista da SIC falou com um professor da Universidade de Barcelona, Marc Oliva, que diz que o caminho deve ser o da resistência e combate político pela paz e que o que todos querem é "uma Catalunha independente em formato república".

  • Tusk espera que Madrid não use o argumento da força
    1:57

    Mundo

    As várias instituições europeias em Bruxelas mostraram estar do lado de Mariano Rajoy, sublinhando que o que vale é a lei e a ordem constitucional. O Presidente do Conselho Europeu Donald Tusk pediu ao Governo espanhol que não use o argumento da força, para que não se repitam cenários de violência, como nos explica a correspondente da SIC em Bruxelas, Susana Frexes.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.