Economia

Independência da Catalunha não contagiou mercados

Independência da Catalunha não contagiou mercados

A reação à declaração de independência da Catalunha nos mercados não foi muito expressiva. A bolsa de Madrid caiu e os juros da dívida espanhola subiram, mas os movimentos foram contidos e não contagiaram a Europa.

  • "Há muita festa nas ruas de Barcelona"
    3:12

    Mundo

    Há muita festa nas ruas de Barcelona, como relata o repórter da SIC Rodrigo Pratas, muitas pessoas lançam foguetes mas também há quem esteja muito preocupado com o futuro. O jornalista da SIC falou com um professor da Universidade de Barcelona, Marc Oliva, que diz que o caminho deve ser o da resistência e combate político pela paz e que o que todos querem é "uma Catalunha independente em formato república".

  • Tusk espera que Madrid não use o argumento da força
    1:57

    Mundo

    As várias instituições europeias em Bruxelas mostraram estar do lado de Mariano Rajoy, sublinhando que o que vale é a lei e a ordem constitucional. O Presidente do Conselho Europeu Donald Tusk pediu ao Governo espanhol que não use o argumento da força, para que não se repitam cenários de violência, como nos explica a correspondente da SIC em Bruxelas, Susana Frexes.

  • Sporting com contas penhoradas
    1:40

    Desporto

    O Sporting tem as contas bancárias no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos penhoradas, por Dívidas ao fisco que atingem os 40 milhões de euros. O Expresso avança que, neste momento, o clube apenas tem disponíveis as contas no Millenium BCP.

  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.

  • ONU alerta para nova perigo de guerra em Gaza
    1:31

    Mundo

    Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo após nova escalada de violência em gaza que levou à morte de cinco pessoas: quatro palestinianos e um soldado israelita nos violentos ataques de ontem. As Nações Unidas alertam para os perigos de uma nova guerra na região.