sicnot

Perfil

Economia

Mário Centeno ansioso por assumir presidência do Eurogrupo 

Mário Centeno ansioso por assumir presidência do Eurogrupo 

Mário Centeno foi esta segunda-feira eleito o novo Presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças português conseguiu vencer à segunda ronda de votações. Centeno diz que está ansioso por começar a trabalhar no Eurogrupo e afirma que para Portugal, esta é uma distinção sem paralelo. Já Marcelo Rebelo de Sousa diz que não é tempo para aventuras nem para descuidos, o Presidente da República sublinha que as finanças nacionais têm de estar em primeiro lugar. 

  • Os desafios de Centeno no Eurogrupo
    1:42

    Economia

    Mário Centeno promete transformar o Eurogrupo e torná-lo mais transparente. Contudo, o ministro das Finanças português tem pela frente muitos desafios: é preciso preparar as economias do Euro para o fim das ajudas do Banco Central Europeu e vai ter de liderar processos que, muitas vezes, podem ser contrários à vontade nacional.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.