Economia

2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial 

As grandes companhias aéreas de voos comercias terminaram 2017 sem registo de acidentes com vítimas mortais. O ano é mesmo o mais seguro deste que há registo de sinistros na história da aviação comercial.

De acordo com a consultora holandesa To70 e a Aviation Safety Network, site especializado no registo de acidentes aéreos, "2017 foi o ano mais seguro de sempre na história da aviação", avançou à agência Reuters Adrian Young, da To70, no primeiro dia de 2018.

Darren Whiteside/ Reuters (Arquivo)

A Aviation Safety Network refere que há registo de 10 acidentes de aviação com vítimas mortais, mas nenhum com aparelhos de companhias aéreas de transporte de aviação civil, as chamadas companhias de bandeira. Destes sinistros resultou a morte de 44 passageiros e 35 pessoas em terra.

Estes dados incluem as 12 vítimas mortais do acidente com um voo não comercial registado com um Cessna 208B Grand Caravan, a 31 de dezembro, que caiu numa área montanhosa perto da cidade de Punta Islita, na Costa Rica.

No acidente com o Cessna 208B Grand Caravan morreram 10 passageiros norte-americanos e dois pilotos costa-riquenhos.

No acidente com o Cessna 208B Grand Caravan morreram 10 passageiros norte-americanos e dois pilotos costa-riquenhos.

Handout / Reuters

Em 2016, registaram-se 303 mortes em 16 acidentes com aviões de companhias comerciais.

Os números divulgados ontem referem-se apenas aos aparelhos comerciais civis de transporte de passageiros e aos voos fretados para levar pelo menos 14 passageiros. A estatística não incluem, por isso, o acidente com uma aeronave militar birmanesa que, a 7 de junho, causou 122 mortes.

Nas duas últimas décadas, o número de vítimas mortais em acidentes aéreos tem vindo a diminuir. Em 2015, registou-se uma média de 1,015 mortes por cada voo comercial efetuado em todo o mundo durante esse ano.

O último acidente com vítimas mortais que envolveu um avião de uma companhia aérea de bandeira aconteceu em novembro de 2016, em Medellín, na Colômbia, e foi em outubro de 2015, no Egito, que teve lugar o mais recente desastre com um voo comercial que registou mais de 100 mortes.

  • Sporting com contas penhoradas
    1:40

    Desporto

    O Sporting tem as contas bancárias no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos penhoradas, por Dívidas ao fisco que atingem os 40 milhões de euros. O Expresso avança que, neste momento, o clube apenas tem disponíveis as contas no Millenium BCP.

  • Sócrates defende Pinho e critica Parlamento

    País

    José Sócrates saiu em defesa do seu antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. Num artigo de opinião publicado no Expresso, o ex-primeiro-ministro aponta o dedo ao presidente do PSD e ao líder parlamentar do PS.

  • PP espanhol elege o líder mais jovem de sempre

    Mundo

    O novo presidente do Partido Popular (PP) espanhol, Pablo Casado, com 37 anos, é o líder mais jovem que este partido já teve na sua curta história, sendo visto por muitos como defensor da ala mais conservadora e tradicional.

  • ONU alerta para nova perigo de guerra em Gaza
    1:31

    Mundo

    Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo após nova escalada de violência em gaza que levou à morte de cinco pessoas: quatro palestinianos e um soldado israelita nos violentos ataques de ontem. As Nações Unidas alertam para os perigos de uma nova guerra na região.