sicnot

Perfil

Economia

PGR de Angola não consegue investigar sozinha suspeitas de gestão danosa na Sonangol

Isabel dos Santos (Arquivo)

Toby Melville

A Procuradoria-Geral da República de Angola reiterou esta terça-feira que não tem quadros capacitados para fazer, sozinha, a investigação à gestão de Isabel dos Santos na Sonangol.

A PGR angolana pede, por isso, ajuda à sociedade civil para levar avante o inquérito.

O procurador-geral admitiu que ainda tem de dar formação aos magistrados, para que possam lidar com casos como o da Sonangol, em que estão a ser investigadas alegadas transferências irregulares durante a gestão de Isabel dos Santos.

O procurador-geral falava à margem da abertura do ano judicial do país, onde o Presidente angolano pediu que a justiça seja capaz de combater a corrupção e a impunidade.

  • Isabel dos Santos acusa presidente da Sonangol de mentir
    2:10

    Mundo

    Isabel dos Santos diz que está tranquila quanto ao inquérito aberto pela Procuradoria Geral da República angolana. A gestão da empresária na Sonangol está a ser investigada depois de uma denúncia feita pelo atual presidente da petrolífera. Isabel dos Santos acusa Carlos Saturnino de mentir e já anunciou que vai responder com uma queixa-crime.

  • Isabel dos Santos investigada em Angola
    2:22

    Mundo

    Isabel dos Santos vai avançar com uma queixa-crime, por difamação, contra o novo presidente da Sonangol. Em causa está a denúncia feita por Carlos Saturnino sobre irregularidades na gestão da petrolífera, e que levou à abertura de uma investigação judicial em Angola. A empresária rejeita as acusações e diz que está a ser vítima de uma campanha política.

  • "É uma guerra declarada" entre Isabel dos Santos e Sonangol
    1:52

    Opinião

    Isabel dos Santos está a ser investigada em Angola, depois de uma denúncia do atual presidente da Sonangol sobre irregularidades na gestão da petrolífera. Miguel Sousa Tavares defende que foi declarada uma guerra "de um lado e de outro". O comentador da SIC diz ainda que é interessante ver Isabel dos Santos a assumir a guerra e a dizer que é conduzida pela oposição.

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22