Economia

Economia britânica está na "menopausa", afirma o vice-governador do Banco de Inglaterra

Ben Broadbent, vice-governador do Banco de Inglaterra.

Neil Hall/ Reuters

O vice-governador do Banco de Inglaterra foi alvo de várias críticas depois de ter afirmado que a economia britânica está na fase de "menopausa", após ter passado por um período de grande produtividade. A expressão de Ben Broadbent foi considerada "sexista" e gerou polémica.

O vice-governador comparou o estado atual da economia britânica ao último período da era Vitoriana, antes da introdução da eletricidade, no qual se registou uma quebra brusca de produtividade.

A afirmação foi proferida em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. Broadbent justificou que a expressão aplicada "climatérico" é usada pelos historiadores económicos para descrever um período de quebra brusca e que, no essencial, significa "menopausa, mas que se aplica a ambos os sexos, fazendo referência a um período após o pico de produtividade".

Frances O'Grady, dirigente sindical do Trade Union Congress, considerou a linguagem usada por Broadbent "totalmente inapropriada".

"Não há a mínima necessidade de recorrer a linguagem limitada e sexista para descrever problemas na economia", referiu.

Frances O'Grady, secretária-geral do Trades Union Congress.

Frances O'Grady, secretária-geral do Trades Union Congress.

Stefan Wermuth/ Reuters

Robert Peston, editor de política da cadeia de televisão britânica ITV, publicou um comentário no Twitter no qual classificou a linguagem de Broadbent como "desleixada e potencialmente ofensiva".

Em reação às várias críticas de que foi alvo, o vice-governador divulgou esta quarta-feira uma declaração:

"Peço desculpa pela minha pobre escolha de linguagem durante uma entrevista ao The Telegraph esta terça-feira. Lamento as eventuais ofensas causadas. Eu estava a explicar o significado da palavra 'climatérico', termo usado pelos historiadores da economia para descrever um período de baixa produtividade e crescimento durante o século XIX. A produtividade económica é algo que nos afeta a todos, de todas as idades e géneros".

O vice-governador do Banco de Inglaterra considerou que a atual crise de produtividade do Reino Unido conduziu a baixas receitas com impostos e menos fundos para investimento público.

  • "O Mal Entendido: as doenças a que chamamos cancro" - capítulo 4: Os maratonistas
    33:52
  • O verdadeiro alarme e ameaça à segurança interna está no roubo das pistolas
    0:50

    Assalto em Tancos

    O general Leonel de Carvalho associa o roubo em Tancos ao desaparecimento de 57 armas da PSP de Lisboa, em fevereiro do ano passado. O antigo secretário geral do Gabinete coordenador de Segurança considera ainda que o verdadeiro alarme e ameaça à segurança interna está no roubo dessas pistolas e não no alegado desaparecimento de algumas granadas e outro material explosivo de pouca capacidade.

  • "Aquilo parecia um filme de terror"
    1:40

    Crise no Sporting

    Jorge Jesus abordou os incidentes de Alcochete pela primeira vez. Em entrevista à Bola TV, o treinador português, agora no Al Hilal da Arábia Saudita, falou do medo que viveu naqueles momentos. Jorge Jesus disse também que não fecha a porta a nenhum clube em Portugal.

  • Benfica promete queixa-crime contra quem divulgou contratos de Castillo e Ferreyra
    1:26

    Desporto

    Um blog divulgou na internet os valores dos contratos de dois dos reforços do Benfica, Castillo e Ferreyra. O clube da Luz promete agir judicialmente contra quem divulgou estas informações. A SIC sabe que devido à gravidade dos factos a Liga de Clubes está a considerar suspender os funcionários da instituição até que este caso seja esclarecido.

  • Santana diz que a concorrência é livre
    0:52
  • Donald Trump envolvido em mais uma polémica
    1:49
  • 20 quilómetros até ao trabalho valeu um carro

    Mundo

    Quando o carro de Walter Carr deixou de funcionar um dia antes do primeiro dia de trabalho numa empresa de mudanças, ele não desistiu nem ligou a dizer que ia faltar. Saiu de casa à meia-noite e fez mais de 20 quilómetros a pé para chegar a horas. No final recebeu uma recompensa.

    SIC