sicnot

Perfil

Economia

Procura de emprego mais fácil para refugiados com plataforma digital RefuJobs

A procura e oferta de emprego para refugiados em Portugal pode ser feita, a partir desta sexta-feira, na Internet, através da plataforma RefuJobs que conta já com mais de 150 vagas à espera de candidatos.

Segundo a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a plataforma, que foi hoje apresentada, pretende ajudar a "integrar os refugiados" que são acolhidos em Portugal no mercado de trabalho, disponibilizando igualmente informações sobre capacitação e cursos de empreendedorismo que permitam "eventualmente ajudar a desenvolver o seu próprio trabalho".

A plataforma, gerida pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), permite cruzar ofertas de trabalho e competências profissionais, com dois registos distintos: um perfil para entidades empregadoras, outro perfil para os candidatos.

A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, adiantou que os registos serão validados pela ACM para evitar utilizações indevidas da plataforma.

A Refujobs envolve vários parceiros, incluindo empresas e entidades formadoras como escolas de hotelaria e Turismo.Vivem atualmente em Portugal cerca de 1.500 refugiados sírios, dos quais 49% estão a trabalhar e, destes, 29 estudam na universidade, adiantou o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado. Ainda este ano, são esperados mais 1.010 refugiados.

Khouloud Kalthoum é o rosto de um destes números. A engenheira síria chegou a Portugal há três anos e meio, frequentou o Instituto Superior de Engenharia do Porto, instalou-se em Braga e trabalha atualmente na EDP, além de ser uma "empreendedora social".

Com o seu projeto Speak.

Social, um programa de intercâmbio de línguas e culturas, pretende ajudar outros "imigrantes a sentirem-se bem integrados", promovendo também o conhecimento de outras culturas junto dos portugueses, disse à Lusa."Esta iniciativa [RefuJobs] vai ser positiva para as famílias sírias que estão em Portugal, a grande preocupação é a integração no mercado de trabalho", salientou Khouloud Kalthoum, acrescentando que, tal como muitos portugueses, também sentiu dificuldades em encontrar emprego.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC