sicnot

Perfil

Amália Rodrigues

Álbum "Amália canta Portugal" com material inédito é lançado na próxima semana

O álbum de Amália Rodrigues "Amália canta Portugal", com material inédito, vai ser lançado na próxima sexta-feira, dia 16, na sequência da edição crítica da obra da fadista, iniciada com "Amália no Chiado", em novembro de 2014.

Contactado pela agência Lusa, Frederico Santiago, coordenador da edição discográfica, indicou que o CD reúne o trabalho de Amália no folclore, um dos géneros que a fadista também interpretou, em canções como "Malhão", que ficaram muito conhecidas do público.

O álbum segue a edição discográfica 'remasterizada' e com inéditos retirados do arquivo da editora Valentim de Carvalho, que também já lançou "Fado Português", "Tivoli" e "Someday".

"Amália canta Portugal" reúne todo o folclore que Amália cantou, incluindo temas de Zeca Afonso, e versões nunca antes editadas, nomeadamente de "Verde Limão" e a canção tradicional algarvia "Tia Anica de Loulé".

Frederico Santiago está a desenvolver um trabalho de investigação e edição crítica da obra de Amália Rodrigues, com base nos arquivos da Valentim de Carvalho.

"Vai continuar, porque o nosso objetivo é editar a integral da Amália, e tem de ser por etapas, porque há imenso material inédito, entre ele versões que cantou e nunca foram editadas", apontou.

Sobre a obra dedicada ao folclore, Frederico Santiago comentou que as pessoas "confundem a Amália só com o fado e ela interpretou todo o tipo de canções".

"Amália era uma voz única, uma intérprete de alto nível e uma pessoa muito inteligente. Tinha uma maneira de cantar muito original e natural que era só sua, e nunca se contentava com o que fazia. Queria experimentar mais", apontou o investigador.

Frederico Santiago recordou que a cantora inovou muito no fado, com o seu tipo de interpretação, por ter levado o fado a um palco pela primeira vez, e pela internacionalização da carreira, com apresentações de Paris a Londres e Nova Iorque.

"Ela impôs o fado no mundo, mas cantou outros géneros da mesma maneira extraordinária. Tinha uma voz sem limites", sublinhou.

Lusa

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Cogumelos alucinogénios entre as drogas mais seguras

    Mundo

    Os cogumelos alucinogénios são considerados uma das drogas mais seguras, quando consumidos para fins recreativos. A conclusão é avançada no Global Drug Survey, um estudo anual divulgado esta quarta-feira sobre os hábitos de consumo de drogas de quase 120 mil pessoas em 50 países.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.