sicnot

Perfil

Cristiano Ronaldo

Ronaldo melhor jogador da Europa

© Eric Gaillard / Reuters

​Cristiano Ronaldo venceu o prémio de Melhor Jogador da Europa com 40 dos 55 votos (72,7%) e igualou Lionel Messi com dois triunfos na eleição da UEFA. O jogador francês do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann ficou no segundo lugar, com oito votos, mais um do que o colega galês de Ronaldo no Real Madrid, Gareth Bale.

O jogador do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa reconquista o troféu depois de um ano de sonho, em que ganhou a Liga dos Campeões ao serviço do clube espanhol e se sagrou campeão europeu por Portugal.

Lionel Messi, do Barcelona, venceu em 2011 e 2015, enquanto Andrés Iniesta (2012) e Franck Ribéry (2013) foram os outros vencedores do prémio anual da UEFA.

Cristiano Ronaldo, na liga espanhola, marcou 35 golos em 36 jogos e fez ainda 11 assistências, enquanto na Liga dos Campeões somou 16 tentos em 12 encontros, e mais quatro assistências, terminando com três golos e três assistências nas sete partidas disputadas por Portugal no Euro2016.

Jornalistas de cada um das 55 federações-membros da UEFA forneceram uma lista inicial com os seus cinco jogadores eleitos, com o primeiro a receber cinco pontos, o segundo quatro e assim sucessivamente. Os dez jogadores com mais pontos avançaram para uma segunda fase de votos, que determinou que Ronaldo, Bale e Griezmann fossem os três finalistas.

A votação final decorreu em direto durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, com os mesmos 55 jornalistas a elegerem o seu favorito entre os três candidatos através de um sistema eletrónico.

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC