sicnot

Perfil

Cristiano Ronaldo

Ronaldo melhor jogador da Europa

© Eric Gaillard / Reuters

​Cristiano Ronaldo venceu o prémio de Melhor Jogador da Europa com 40 dos 55 votos (72,7%) e igualou Lionel Messi com dois triunfos na eleição da UEFA. O jogador francês do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann ficou no segundo lugar, com oito votos, mais um do que o colega galês de Ronaldo no Real Madrid, Gareth Bale.

O jogador do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa reconquista o troféu depois de um ano de sonho, em que ganhou a Liga dos Campeões ao serviço do clube espanhol e se sagrou campeão europeu por Portugal.

Lionel Messi, do Barcelona, venceu em 2011 e 2015, enquanto Andrés Iniesta (2012) e Franck Ribéry (2013) foram os outros vencedores do prémio anual da UEFA.

Cristiano Ronaldo, na liga espanhola, marcou 35 golos em 36 jogos e fez ainda 11 assistências, enquanto na Liga dos Campeões somou 16 tentos em 12 encontros, e mais quatro assistências, terminando com três golos e três assistências nas sete partidas disputadas por Portugal no Euro2016.

Jornalistas de cada um das 55 federações-membros da UEFA forneceram uma lista inicial com os seus cinco jogadores eleitos, com o primeiro a receber cinco pontos, o segundo quatro e assim sucessivamente. Os dez jogadores com mais pontos avançaram para uma segunda fase de votos, que determinou que Ronaldo, Bale e Griezmann fossem os três finalistas.

A votação final decorreu em direto durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, com os mesmos 55 jornalistas a elegerem o seu favorito entre os três candidatos através de um sistema eletrónico.

Lusa

  • A culpa é de Obama
    0:32

    Mundo

    Quem o diz é Donald Trump. O Presidente dos EUA acusa o antecessor de estar por detrás das fugas de informação e dos protestos feitos por todo o país.

  • Turistas à volta da Lua em 2018
    1:21
  • O mapa da "Ilha Misteriosa" vai a leilão

    Cultura

    Desenhado à mão pelo próprio Júlio Verne, anotado a caneta encarnada e preta, o mapa da "Ilha Misteriosa", sinónimo de aventuras para gerações de leitores, vai a leilão amanhã em Paris.