sicnot

Perfil

Wikileaks

Wikileaks revela documentos da conta pessoal de e-mail do diretor da CIA

A organização WikiLeaks publicou hoje documentos que alega serem oriundos da conta pessoal de correio eletrónico do atual diretor da CIA, John Brennan, datados de entre 2007 e 2009, antes de dirigir este serviço de informações norte-americano.

© Paul Hanna / Reuters

"Hoje, 21 de outubro de 2015, e durante os próximos dias, a WikiLeaks vai publicar documentos provenientes de uma das caixas de correio eletrónico não-governamental do chefe da CIA, John Brennan", escreveu a organização na sua página na Internet.

O atual chefe dos espiões norte-americanos "utilizou esta conta ocasionalmente para projetos ligados às informações", garantiu a Wikileaks.

No primeiro conjunto de mensagens divulgadas encontra-se, nomeadamente, um texto sobre o Irão, acompanhado de recomendações, dirigido ao Presidente eleito, que deveria assumir funções em janeiro de 2009, Barack Obama.

Também se encontram dois documentos, datados de 2008, onde se fala da tortura, designadamente uma cópia de lei, examinada no Senado, listando práticas interditas, como a simulação de afogamento ou as falsas execuções.

A WikiLeaks revelou ainda uma cópia de um documento de 48 páginas, alegadamente preenchido por Brennan em 2008, com numerosas informações pessoais, durante o processo de verificação dos seus antecedentes para ser autorizado a aceder a informações sensíveis.

John Brennan é diretor da CIA desde 2013.

Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC