sicnot

Perfil

Wikileaks

Fundador da WikiLeaks inicia quinto ano preso na embaixada do Equador

O fundador da WikiLeaks, Julian Assange, assinala hoje a entrada no quinto ano de reclusão na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou a 19 de junho de 2012, um aniversário marcado por manifestações de apoio em várias cidades.

© Peter Nicholls / Reuters

Patti Smith, Brian Eno, PJ Harvey, Noam Chomsky, Yanis Varoufakis, Ai Weiwei, Vivienne Westwood, Michael Moore ou Ken Loach planeiam demonstrar o seu apoio ao "ciber guerreiro" australiano de 44 anos com canções e discursos, previstos para várias cidades europeias, entre as quais Paris, Milão e Berlim.

Outros eventos estão previstos para durante a semana em Nova Iorque, Quito, Buenos Aires e Montevideu.

Julian Assange deverá dirigir-se aos seus apoiantes por vídeo a partir do seu pequeno quarto na embaixada do Equador.

Assange está refugiado há quatro anos neste edifício de tijolo vermelho, localizado na zona exclusiva de Knightsbridge, para escapar a uma extradição para a Suécia, onde está acusado de violação, que emitiu um mandado de detenção europeu.

O ex-hacker australiano, que nega a violação, recusa render-se àquele país com receio de ser extraditado para os Estados Unidos da América, onde poderá ser acusado pela publicação na WikiLeaks, em 2010, de 500 mil documentos classificados como secretos sobre o Iraque e o Afeganistão e 250 mil comunicações diplomáticas.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.