sicnot

Perfil

Wikileaks

Fundador da WikiLeaks inicia quinto ano preso na embaixada do Equador

O fundador da WikiLeaks, Julian Assange, assinala hoje a entrada no quinto ano de reclusão na embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou a 19 de junho de 2012, um aniversário marcado por manifestações de apoio em várias cidades.

© Peter Nicholls / Reuters

Patti Smith, Brian Eno, PJ Harvey, Noam Chomsky, Yanis Varoufakis, Ai Weiwei, Vivienne Westwood, Michael Moore ou Ken Loach planeiam demonstrar o seu apoio ao "ciber guerreiro" australiano de 44 anos com canções e discursos, previstos para várias cidades europeias, entre as quais Paris, Milão e Berlim.

Outros eventos estão previstos para durante a semana em Nova Iorque, Quito, Buenos Aires e Montevideu.

Julian Assange deverá dirigir-se aos seus apoiantes por vídeo a partir do seu pequeno quarto na embaixada do Equador.

Assange está refugiado há quatro anos neste edifício de tijolo vermelho, localizado na zona exclusiva de Knightsbridge, para escapar a uma extradição para a Suécia, onde está acusado de violação, que emitiu um mandado de detenção europeu.

O ex-hacker australiano, que nega a violação, recusa render-se àquele país com receio de ser extraditado para os Estados Unidos da América, onde poderá ser acusado pela publicação na WikiLeaks, em 2010, de 500 mil documentos classificados como secretos sobre o Iraque e o Afeganistão e 250 mil comunicações diplomáticas.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.