sicnot

Perfil

Grécia à beira do colapso

Grécia anuncia acordo com credores para desbloquear 12 mil M€ em empréstimos

O Governo grego anunciou hoje ter concluído um acordo com os seus credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional sobre várias medidas, abrindo caminho para desbloquear 12 mil milhões de euros em empréstimos ao país.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

"Chegámos a acordo sobre tudo, incluindo as 48 medidas adicionais", anunciou o ministro das Finanças, Euclid Tsakalotos, após uma maratona de negociações.

Em outubro passado, a Grécia e os credores da zona euro chegaram a acordo sobre uma nova série de reformas para a libertação de mais dois mil milhões de euros, da ajuda de 86 mil milhões de euros decidida no verão.

Desde o verão, Atenas já recebeu 13 mil milhões de euros, mas aquele montante foi utilizado principalmente para reembolsar o Banco Central Europeu.

Lusa

  • Português de 15 anos morre em estância de esqui em Espanha

    País

    Um jovem português morreu esta quarta-feira numa estância de esqui, em Espanha. O rapaz de 15 anos queixou-se de dores de cabeça e foi transportado para a Unidade de Cuidados de Saúde da Estância de Esqui, onde acabou por morrer.

    Em desenvolvimento

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.