sicnot

Perfil

O caminho mais longo para o Alasca

O caminho mais longo para o Alasca

O caminho mais longo para o Alasca

Os viajantes

Alex Bissell, João Pedro Carvalho e Fernando Vaz têm 22 anos e são amigos há mais uma década. Consideraram esta a altura certa para uma pausa antes da entrada no mercado de trabalho. Decidiram entrar juntos numa aventura: viajar pelo mundo à boleia. Os planos de viagem acabam por ser alterados, alguns desvios são feitos e, por vezes, separam-se. Porque se um quer fazer surf ou mergulho numa praia australiana, não há que impedir o outro de conhecer Myanmar ou a Ilha de Páscoa.

Fernando Vaz já tem o percurso profissional quase definido. Licenciado em Gestão, depois da viagem, segue-se um curso de piloto em Inglaterra ou Singapura. A sede de viajar foi herdada do pai que trabalha na área da aviação e, por isso, confessa ter algumas vantagens. Antes da aventura com os amigos, estudou na Nova Zelândia e conheceu a Austrália, onde fez a primeira experiência à boleia. Na grande mochila que o acompanha, além do essencial, leva a camisola do Benfica porque "da mesma maneira que não pode faltar o cruxifixo a um cristão", a camisola do Benfica não é para ficar em Portugal. Para ele a viagem deverá terminar em agosto, não sem antes comer uma focaccia em Recco, Itália.

João Pedro Carvalho é licenciado em Geografia. Sabe que quer continuar os estudos mas não tem nada definido. Até lá, prefere viver o momento. Com o orçamento mais limitado, quer prolongar a estadia nos EUA, arranjar trabalho e conhecer melhor o país. Ao contrário do amigo, não tem planos para depois da viagem. Amante de aventura, mergulho e surf, vai tendo a oportunidade de desfrutar do desporto durante a viagem. Ao longo dos últimos meses vivenciou situações que poderiam levá-lo a perder o controlo. Não aconteceu, afinal, é o mais calmo do grupo. Para ele a viagem não tem data para terminar mas o regresso a Portugal não poderá acontecer sem antes conhecer o Canadá.

Alex Bissell estuda Gestão Hoteleira em Glasgow, na Escócia. Motivado pelos amigos para embarcar na aventura, foi o pai quem mais o incentivou a conhecer o mundo antes de entrar no mercado de trabalho. Depois da viagem, vai terminar o último ano do curso e aprender mandarim. O seu objetivo passa por viver e trabalhar na China. Amante de artes marciais não tem tido a oportunidade de praticar a modalidade mas assistiu a lutas na Tailândia. "Fiquei chocado com um festival amador, que assistimos em Bangkok, onde duas crianças, com cerca de 7 anos, lutavam em vez de adultos. Via-se que estavam ali por necessidades financeiras", conta indignado. Para ele a viagem termina em agosto, não sem antes visitar o "Magic Bus", autocarro do filme "Into the Wild".

Conheça mais na página do Facebook: The Longest Way to Alaska

Bárbara Gonzalez Gomes

  • A viagem

    O caminho mais longo para o Alasca

    The Longest Way to Alaska é a viagem de três jovens portugueses. Estão juntos numa volta ao mundo e, sempre que possível, andam à boleia. Começaram em novembro, em Londres, e já passaram em 12 países. De Inglaterra ao Sri Lanka, de Myanmar ao Laos, sem esquecer a Austrália, a Nova Zelândia, os EUA e a Islândia. Têm vivido histórias surpreendentes com pessoas que, provavelmente, nunca voltarão a encontrar. Ou, quem sabe, talvez as encontrem do outro lado do mundo.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.