sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

A comunicação entre o piloto e a torre de controlo antes da queda do avião

© Fredy Builes / Reuters

Uma gravação do piloto do voo que caiu esta terça-feira foi divulgada numa rádio colombiana. Segundo a gravação, o piloto notificou a torre de controlo do aeroporto de Rionegro de que teve uma "falha elétrica total" na aeronave e que estava "sem combustível".

"Senhora, 2933 está em falha total, falha elétrica total e sem combustível", disse o piloto Miguel Quiroga. No áudio divulgado pela imprensa colombiana, é possível ouvir Quiroga a pedir vetores (direção da pista) à torre de controlo, de modo a poder pousar.

A torre avisa que o perdeu no radar e pede que notifique o seu rumo. O piloto chega a dizer qual é a sua localização. "Estamos a 10 mil pés. Vetores, senhora, vetores na pista", continuou Quiroga, naquela que seria a última comunicação do avião, segundo o jornal colombiano El Tiempo.

Leia aqui a transcrição do áudio fornecido pela Radio Blu, da Colômbia:

Piloto: Senhora, Lamia 933 está com falha total, falha elétrica total, sem combustível.
Torre de controlo: Pista livre e à espera de chuva (...) Lamia 933, bombeiros em alerta.
Piloto: Vetores, senhora, vetores na pista.
Torre de controlo: O sinal do radar foi perdido, não o tenho, notifique agora o seu rumo.
Piloto: Estamos rumo 360, rumo 360.
Torre de controlo: Vire à esquerda 010 proceder ao localizador da borda Ríonegro, uma milha na frente da p Bora (...) no momento se encontra, correto, confirmo pela esquerda com rumo 350.
Piloto: À esquerda 350, senhora.
Torre de controlo: Sim, correto, está a 0,1 milha da borda Ríonegro.
Torre de controlo: Não o tenho com altitude, Lamia 933.
Piloto: 9 mil pés, senhora.
Piloto: Vetores, vetores.
Torre de controlo: Está a 8,2 milhas da pista.
Torre de controlo: Que altitude tem agora?
Torre de controlo: Lamia 933, posição?

Oiça aqui a comunicação a partir dos nove minutos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.