sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Quem são os jogadores da Chapecoense que não seguiram viagem

A trágica queda do avião que transportava vários elementos do plantel e da equipa técnica da Chapecoense, para além de jornalistas e outros passageiros e tripulantes, vitimou 19 jogadores. A reconstrução física e psicológica do emblema de Chapecó vai ser feita com pelo menos 11 jogadores e o espírito de união e solidariedade, singular no mundo do futebol.

Um dos sobreviventes, o guarda-redes Jackson Follman, ficou sem uma perna. Os outros dois, o lateral Alan Rushel e o central Hélio Neto, continuam também internados, em estado crítico.

Foram 11 os jogadores que não embarcaram na trágica viagem rumo a Medellín, na Colômbia. São eles os guarda-redes Nivaldo e Marcelo Boeck (ex-Sporting), os defesas Cláudio Winck, Demerson e Rafael Lima, os médios Alejandro Martinuccio, Hyoran, Moisés, Neném e Lucas Mineiro e o avançado Lourency.

O experiente guarda-redes Nivaldo, de 42 anos, está no clube de Chapecó desde 2006. Foi parte integrante da ascensão da equipa da Série D ao Brasileirão.

Marcelo Boeck, antigo guarda-redes do Marítimo e do Sporting, pediu dispensa da convocatória para poder celebrar o 32º aniversário.

O lateral-direito Cláudio Winck, de 22 anos, está emprestado pelo Internacional de Porto Alegre. O último jogo pela equipa de Chapecó foi a 3 de julho.

O central de 30 anos, Demerson, foi contratado em maio pela Chapecoense, depois de passagens pelo Coritiba e Bahia.

O também central Rafael Lima está desde 2012 na Chapecoense e chegou a ser capitão de equipa. Jogou 20 encontros e fez um golo esta temporada. Atualmente, não era opção.

Alejandro Martinuccio, médio ofensivo argentino, é um dos poucos estrangeiros da equipa. Foi vice-campeão da Taça Libertadores, pelo Peñarol, em 2011. Estava lesionado e por isso não seguiu com a equipa.

Hyoran foi, aos 23 anos, considerado uma das revelações deste Brasileirão. Chegou ao clube de Chapecó em 2013 e já foi contratado pelo campeão Palmeiras, para a próxima época. Também estava lesionado.

O médio Moisés, de 25 anos, disputou 13 partidas pela Chapecoense esta temporada.

Neném estava no emblema de Chapecó desde 2009, quando a equipa ainda estava na Série D.

O jovem médio Lucas Mineiro, de 20 anos, disputou apenas três jogos esta temporada.

Por fim, o avançado Lourency, de 20 anos, que já realizou 14 jogos pela Chapecoense esta época, com um golo apontado.

Para além destes jogadores, a Chapecoense vai também poder contar com a solidariedade de vários clubes, de diferentes partes do mundo, que se disponibilizaram para emprestar jogadores a custo zero.

Uma reconstrução difícil mas possível, que vai permitir continuar a escrever páginas de glória nos já 43 anos de história que tem a equipa de Chapecó.

Fotos Globo e Facebook

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52