sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Quem são os jogadores da Chapecoense que não seguiram viagem

A trágica queda do avião que transportava vários elementos do plantel e da equipa técnica da Chapecoense, para além de jornalistas e outros passageiros e tripulantes, vitimou 19 jogadores. A reconstrução física e psicológica do emblema de Chapecó vai ser feita com pelo menos 11 jogadores e o espírito de união e solidariedade, singular no mundo do futebol.

Um dos sobreviventes, o guarda-redes Jackson Follman, ficou sem uma perna. Os outros dois, o lateral Alan Rushel e o central Hélio Neto, continuam também internados, em estado crítico.

Foram 11 os jogadores que não embarcaram na trágica viagem rumo a Medellín, na Colômbia. São eles os guarda-redes Nivaldo e Marcelo Boeck (ex-Sporting), os defesas Cláudio Winck, Demerson e Rafael Lima, os médios Alejandro Martinuccio, Hyoran, Moisés, Neném e Lucas Mineiro e o avançado Lourency.

O experiente guarda-redes Nivaldo, de 42 anos, está no clube de Chapecó desde 2006. Foi parte integrante da ascensão da equipa da Série D ao Brasileirão.

Marcelo Boeck, antigo guarda-redes do Marítimo e do Sporting, pediu dispensa da convocatória para poder celebrar o 32º aniversário.

O lateral-direito Cláudio Winck, de 22 anos, está emprestado pelo Internacional de Porto Alegre. O último jogo pela equipa de Chapecó foi a 3 de julho.

O central de 30 anos, Demerson, foi contratado em maio pela Chapecoense, depois de passagens pelo Coritiba e Bahia.

O também central Rafael Lima está desde 2012 na Chapecoense e chegou a ser capitão de equipa. Jogou 20 encontros e fez um golo esta temporada. Atualmente, não era opção.

Alejandro Martinuccio, médio ofensivo argentino, é um dos poucos estrangeiros da equipa. Foi vice-campeão da Taça Libertadores, pelo Peñarol, em 2011. Estava lesionado e por isso não seguiu com a equipa.

Hyoran foi, aos 23 anos, considerado uma das revelações deste Brasileirão. Chegou ao clube de Chapecó em 2013 e já foi contratado pelo campeão Palmeiras, para a próxima época. Também estava lesionado.

O médio Moisés, de 25 anos, disputou 13 partidas pela Chapecoense esta temporada.

Neném estava no emblema de Chapecó desde 2009, quando a equipa ainda estava na Série D.

O jovem médio Lucas Mineiro, de 20 anos, disputou apenas três jogos esta temporada.

Por fim, o avançado Lourency, de 20 anos, que já realizou 14 jogos pela Chapecoense esta época, com um golo apontado.

Para além destes jogadores, a Chapecoense vai também poder contar com a solidariedade de vários clubes, de diferentes partes do mundo, que se disponibilizaram para emprestar jogadores a custo zero.

Uma reconstrução difícil mas possível, que vai permitir continuar a escrever páginas de glória nos já 43 anos de história que tem a equipa de Chapecó.

Fotos Globo e Facebook

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.