sicnot

Perfil

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Acidente aéreo na Colômbia

Sobrevivente da queda do avião incentiva plantel na apresentação da Chapecoense

Sirli Freitas / Chapecoense HANDOUT

A Chapecoense realizou esta sexta-feira a sua apresentação oficial para a próxima temporada, contando com a presença do futebolista Hélio Neto, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo que matou 71 pessoas a 28 de novembro.

De muletas, Neto participou na apresentação do plantel, formado por alguns dos jogadores que não viajaram para Medellín (Colômbia), onde o clube brasileiro iria disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional, vários futebolistas da filial promovidos à equipa principal e os cinco novos reforços já apresentados.

Em conferência de imprensa, o defesa assumiu que voltar à Chapecoense lhe dá forças para não "afundar-se numa depressão", depois do trágico acidente em que morreram a maioria dos seus companheiros de equipa.

"Primeiro, preciso recuperar a minha saúde e a minha mente também. Estar aqui [na Chapecoense] é o que me dá força. Ou melhoro e represento esses colegas da forma que eram ou vou afundar-me numa depressão", explicou Neto.

O jogador admitiu que ainda "depende de toda a gente", mas que notou uma evolução desde que "acordou na Colômbia e não reconhecia ninguém".

Numa foto divulgada pelo clube, Neto aparece a falar com os jogadores que subiram à equipa principal.

O diretor executivo do clube catarinense, Rui Costa, discursou perante o plantel, incentivando os futebolistas a "honrar os legados que foram deixados" pelas vítimas.

"Este grupo está à disposição dos nossos adeptos para que possam voltar a ter esse prazer, alegria e esperança de voltar a ver a Chapecoense entre os melhores", acrescentou.

A 28 de novembro, a queda do avião da companhia boliviana Lamia perto de Medellín (Colômbia) causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense e dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa de brasileira, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.