sicnot

Perfil

Agressões em Ponte de Sor

Rapazes suspeitos de espancar jovem em Ponte de Sor têm imunidade diplomática

A vítima, um jovem de 15 anos, está hospitalizada e os filhos gémeos do embaixador do Iraque em Lisboa, suspeitos de tentativa de homicídio e ofensas à integridade física agravadas, do jovem de 15 anos estão em liberdade. Segundo uma fonte ligada ao processo, os dois rapazes têm imunidade diplomática.


O passaporte diplomático foi, para já, impedimento legal à detenção dos rapazes de 17 anos. Os gémeos iraquianos estão a tirar o brevet na Escola Aeronáutica de Ponte de Sôr e terão estado envolvidos numa rixa com um grupo de jovens numa discoteca.

Cerca de duas horas depois, terão atacado, já na rua, um rapaz de 15 anos, agredindo-o violentamente.

A vítima foi transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde foi operada e está em coma induzido.

A situação é estável mas o prognóstico é reservado.

Apesar de terem apenas 17 anos, os gémeos iraquianos tinham à disposição, em Ponte de Sor, um carro do Corpo Diplomático que, aparentemente, dirigiam.

O caso está ser investigado pela Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária.

A imunidade diplomática é uma forma de imunidade legal que assegura às Missões diplomáticas inviolabilidade e aos diplomatas salvo-conduto, isenção fiscal e de outras prestações públicas, bem como de jurisdição civil e penal e de execução.

  • Ex-diretor do Fisco desmente Núncio sobre transferências para offshores

    Economia

    O ex-diretor geral da Autoridade Tributária, José de Azevedo Pereira, acusou esta sexta-feira o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, de não ter autorizado a divulgação das polémicas transferências para paraísos fiscais, isto depois do antigo governante ter dito que a decisão pela não publicação tinha sido da responsabilidade do Fisco.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.