sicnot

Perfil

Jornal da Noite .JPG

Jornal da Noite

TODOS OS DIAS 20:00

Agressões em Ponte de Sor

"A imunidade diplomática não é para consentir abusos"

Entrevista SIC

"A imunidade diplomática não é para consentir abusos"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que é necessária uma cooperação estreita entre Portugal e o Iraque "para que que os factos possam ser apurados". Augusto Santos Silva diz também que a imunidade diplomática é para proteger a democracia e não para consentir abusos e garante que "se for necessário pedir ao Iraque que imunidade seja levantada, isso será feito".

O embaixador do Iraque em Portugal foi recebido esta segunda-feira no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Saad Mohammed M. Ali é pai dos dois jovens suspeitos de agredir um rapaz em Ponte de Sor. Augusto Santos Silva, esteve no Jornal da Noite, para falar dos últimos desenvolvimentos do caso.

  • "Este processo é igual a qualquer outro"
    4:57

    Agressões em Ponte de Sor

    Os dois filhos do embaixador do Iraque em Lisboa estão em Portugal e falaram em exclusivo à SIC. Os dois jovens dizem que não estão acima da lei e mostram-se disponíveis para todos os esclarecimentos que as autoridades considerem necessários. O advogado, Paulo Saragoça da Matta esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre assunto. O advogado garante que caso se verfique que os filhos do embaixador não pediram imunidade "este processo é igual a qualquer outro". As atenções viram-se agora para a Procuradoria-Geral da República, que até ao momento ainda não se pronunciou sobre o caso, só depois disso o MNE terá uma palavra a dizer.

  • Caso de Ponte de Sor chegou à imprensa internacional
    2:13

    Agressões em Ponte de Sor

    O anterior diplomata iraquiano em Portugal expressa a maior raiva, choque e tristeza pela violência bárbara em Ponte de Sor. A agressão a um jovem de 15 anos está já em vários órgãos de comunicação social estrangeiros. Os jornais internacionais destacam que os principais suspeitos podem fugir por serem filhos do atual embaixador.

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.