sicnot

Perfil

Agressões em Ponte de Sor

Iraque "responderá em tempo adequado" a pedido de levantamento de imunidade

A embaixada iraquiana afirmou esta semana que o seu Governo "responderá em tempo adequado" ao pedido de levantamento de imunidade diplomática" aos filhos do embaixador envolvidos em confrontos, anunciou esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

"A Embaixada do Iraque comunicou esta semana por nota verbal que "o Governo da República do Iraque está a estudar o pedido de levantamento de imunidade diplomática e responderá em tempo adequado", refere o texto enviado à agência Lusa.

Na sexta-feira o MNE solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal envolvidos em incidentes em Ponte de Sor, que tinha sido previamente emitido.

"Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de agosto, foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas", informou na ocasião o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Alem disso, o ministério tutelado por Augusto Santos Silva adiantou que já tinha agendada uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque a realizar em Nova Iorque no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre os dias 19 e 23 de setembro.

No dia 17 de agosto, Rúben Cavaco, de 15 anos, foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tendo chegado a estar em coma induzido. O jovem acabou por ter alta hospitalar na sexta-feira.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano em Portugal, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52