sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

"Vi que o avião não ia atravessar a montanha", relata testemunha

Uma testemunha que viu hoje o avião da companhia Germanwings pouco antes de se despenhar afirmou à agência noticiosa Efe disse ter ficado muito surpreendido pelo facto de o aparelho voar a baixa altitude numa zona muito montanhosa. 

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

"Apenas estranhei o facto de que a essa altitude [o avião] não conseguiria atravessar a montanha", indicou por telefone Sébastien Giroux, responsável por uma serralharia no município de Prads-Haute-Bléone. 

O avião despenhou-se perto da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains, no sul de França.

Giroux disse que não viu fumo nem ouviu ruídos estranhos antes da queda do aparelho, um Airbus A320 da companhia alemã Germanwings com 150 pessoas a bordo e que efetuava a rota entre Barcelona (Catalunha, Espanha) e Düsseldorf (Alemanha). 

A testemunha referiu que não presenciou o momento exato do acidente, que ocorreu às 10:47  hora local (9:47 horas em Lisboa), e precisou que também não escutou o impacto, que ocorreu a cerca de dez quilómetros do local onde se encontrava. 

A Guarda nacional francesa (Gendarmerie), através da sua conta oficial na rede social Twitter, pediu hoje a todos os habitantes da região que não se aproximem do local do impacto, para evitar o bloqueamento das estradas e permitir o rápido acesso das equipas de resgate. 

Para além de ter ativado o plano SATER, um dispositivo específico em caso de acidente com aviões, o Executivo francês anunciou uma célula interministerial de crise que inclui os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve, e da Ecologia, Ségolène Royal, e o secretário de Estado dos Transportes, Alain Vidalies, que ainda hoje se devem deslocar à zona. 

Previamente, Vidalies informou que o avião se despenhou numa zona montanhosa. "Despenhou-se no maciço de Estrop. É uma zona de neve, inacessível para veículos, mas que pôde ser sobrevoada por helicópteros", disse.

Segundo o responsável, "as condições meteorológicas não eram especialmente más" no momento do acidente e o aparelho não era especialmente antigo.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC