sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Desporto espanhol une-se às demonstrações de pesar em memória das vítimas do acidente do A320

A organização da Volta à Catalunha em bicicleta suspendeu a entrega de prémios da segunda etapa, unindo-se às demonstrações de pesar do desporto espanhol em memória das vítimas do acidente de avião da companhia Germanwings.

EPA

Duas faixas negras foram instaladas na zona do pódio, que hoje, excecionalmente, não recebeu a cerimónia protocolar, tendo o vencedor da etapa, o ciclista espanhol Alejandro Valverde, enviado condolências a todos os familiares e amigos das 150 pessoas que perderam a vida quando o avião se despenhou nos Alpes franceses.

Entre as vítimas do acidente do Airbus A320 da Germanwings, que caiu num local de difícil acesso, depois de ter descolado de Barcelona com destino a Dusseldorf, contam-se três habitantes de Olot, local onde terminou a segunda etapa da Volta à Catalunha. De acordo com as autoridades francesas, todos os ocupantes do avião terão morrido.

Na maior parte, os passageiros são de origem alemã, mas, de acordo com o governo de Madrid, "há 45 passageiros com apelido espanhol", pelo que os mais destacados desportistas e instituições espanhóis já demonstraram o seu pesar. 

Desde os Estados Unidos, o tenista espanhol Rafael Nadal escreveu no twitter que, diante de uma notícia "tão terrível", o seu pensamento está com a família das vítimas, enquanto o basquetebolista Pau Gasol enviou as suas condolências a todos os afetados pela "terrível tragédia".

O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, mostrou-se "comovido" com o acidente e o seu homólogo no Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, expressou "solidariedade, pesar e carinho" aos envolvidos. 

Sergio Ramos, capitão do Real Madrid, enviou "força aos familiares", um gesto repetido pelo tenista David Ferrer. O ciclista Alberto Contador ficou "sem palavras" perante o desastre. 







Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.