sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Desporto espanhol une-se às demonstrações de pesar em memória das vítimas do acidente do A320

A organização da Volta à Catalunha em bicicleta suspendeu a entrega de prémios da segunda etapa, unindo-se às demonstrações de pesar do desporto espanhol em memória das vítimas do acidente de avião da companhia Germanwings.

EPA

Duas faixas negras foram instaladas na zona do pódio, que hoje, excecionalmente, não recebeu a cerimónia protocolar, tendo o vencedor da etapa, o ciclista espanhol Alejandro Valverde, enviado condolências a todos os familiares e amigos das 150 pessoas que perderam a vida quando o avião se despenhou nos Alpes franceses.

Entre as vítimas do acidente do Airbus A320 da Germanwings, que caiu num local de difícil acesso, depois de ter descolado de Barcelona com destino a Dusseldorf, contam-se três habitantes de Olot, local onde terminou a segunda etapa da Volta à Catalunha. De acordo com as autoridades francesas, todos os ocupantes do avião terão morrido.

Na maior parte, os passageiros são de origem alemã, mas, de acordo com o governo de Madrid, "há 45 passageiros com apelido espanhol", pelo que os mais destacados desportistas e instituições espanhóis já demonstraram o seu pesar. 

Desde os Estados Unidos, o tenista espanhol Rafael Nadal escreveu no twitter que, diante de uma notícia "tão terrível", o seu pensamento está com a família das vítimas, enquanto o basquetebolista Pau Gasol enviou as suas condolências a todos os afetados pela "terrível tragédia".

O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, mostrou-se "comovido" com o acidente e o seu homólogo no Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, expressou "solidariedade, pesar e carinho" aos envolvidos. 

Sergio Ramos, capitão do Real Madrid, enviou "força aos familiares", um gesto repetido pelo tenista David Ferrer. O ciclista Alberto Contador ficou "sem palavras" perante o desastre. 







Lusa
  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.