sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Dezasseis alunos de um liceu alemão iam a bordo do A320

O município de Llinars del Vallès, perto de Barcelona, confirmou que 16 alunos e duas professoras de um liceu alemão que participaram num programa de intercâmbio escolar estavam a bordo do avião que se despenhou nos Alpes franceses.

© Albert Gea / Reuters

O conselheiro de Finanças e Interior da câmara municipal de Llinars del Vallès, Josep Aixandri, que é também porta-voz do município, confirmou a informação à agência espanhola EFE.

"É um intercâmbio que existe há muito tempo e tratava-se de um grupo de 16 alunos do quarto ano do secundário, de 15 ou 16 anos, e de duas professoras, que estavam há seis ou sete dias em Llinars e hoje de manhã partiram da estação de comboio para Barcelona", explicou o responsável municipal.

"Estamos todos muito afetados", disse.

O grupo de alunos alemães passou uma semana em Llinars del Vallès num programa de intercâmbio com alunos espanhóis do instituto Giola daquela localidade, ficando hospedados em casa de colegas espanhóis.

O porta-voz da câmara municipal precisou que os alunos alemães eram de Haltern am See, uma pequena localidade perto de Düsseldorf (oeste da Alemanha) de cerca de 20.000 habitantes.

A direção da escola espanhola convocou uma reunião de emergência e um grupo de psicólogos da Cruz Vermelha foi enviado para a localidade para dar assistência aos alunos espanhóis.

O avião, um Airbus A320 da companhia de baixo custo alemã Germanwings, partiu hoje de manhã de Barcelona com destino a Düsseldorf mas despenhou-se nos Alpes franceses, num local de muito difícil acesso a cerca de 2.000 metros de altura, perto da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains (sul de França).

As autoridades francesas confirmaram a morte de todas as 150 pessoas que estavam a bordo, 144 passageiros e seis tripulantes.







Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.