sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Dezasseis alunos de um liceu alemão iam a bordo do A320

O município de Llinars del Vallès, perto de Barcelona, confirmou que 16 alunos e duas professoras de um liceu alemão que participaram num programa de intercâmbio escolar estavam a bordo do avião que se despenhou nos Alpes franceses.

© Albert Gea / Reuters

O conselheiro de Finanças e Interior da câmara municipal de Llinars del Vallès, Josep Aixandri, que é também porta-voz do município, confirmou a informação à agência espanhola EFE.

"É um intercâmbio que existe há muito tempo e tratava-se de um grupo de 16 alunos do quarto ano do secundário, de 15 ou 16 anos, e de duas professoras, que estavam há seis ou sete dias em Llinars e hoje de manhã partiram da estação de comboio para Barcelona", explicou o responsável municipal.

"Estamos todos muito afetados", disse.

O grupo de alunos alemães passou uma semana em Llinars del Vallès num programa de intercâmbio com alunos espanhóis do instituto Giola daquela localidade, ficando hospedados em casa de colegas espanhóis.

O porta-voz da câmara municipal precisou que os alunos alemães eram de Haltern am See, uma pequena localidade perto de Düsseldorf (oeste da Alemanha) de cerca de 20.000 habitantes.

A direção da escola espanhola convocou uma reunião de emergência e um grupo de psicólogos da Cruz Vermelha foi enviado para a localidade para dar assistência aos alunos espanhóis.

O avião, um Airbus A320 da companhia de baixo custo alemã Germanwings, partiu hoje de manhã de Barcelona com destino a Düsseldorf mas despenhou-se nos Alpes franceses, num local de muito difícil acesso a cerca de 2.000 metros de altura, perto da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains (sul de França).

As autoridades francesas confirmaram a morte de todas as 150 pessoas que estavam a bordo, 144 passageiros e seis tripulantes.







Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.