sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Merkel anuncia que vai à zona da queda do avião na quarta-feira

Angela Merkel anunciou esta terça feira que vai deslocar-se na quarta-feira aos Alpes franceses, onde hoje se despenhou um avião da companhia alemã Germanwings com 150 pessoas a bordo, tragédia que provocou "uma dor imensa" a Alemanha, Espanha e França.

© Hannibal Hanschke / Reuters

A chanceler alemã disse que os seus ministros dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier, e dos Transportes, Alexander Dobrindt, estão a caminho da região.

"Eu própria vou viajar para lá amanhã (quarta-feira) para me inteirar da situação e falar com as autoridades locais", disse.

"Os nossos pensamentos estão neste momento com todas as pessoas que estão a sofrer este imenso pesar", afirmou numa declaração à imprensa em Berlim, acrescentando que "não é o momento" para especular sobre as causas da tragédia.

O avião fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha) quando se despenhou nos Alpes franceses, num local de muito difícil acesso a cerca de 2.000 metros de altura, perto da localidade de Barcelonnette, na região de Digne-les-Bains (sul de França).

Segundo as informações disponíveis até ao momento, a maioria dos 144 passageiros eram alemães e os restantes espanhóis e turcos.

Lusa

  • Fãs de Bruno Mars passaram a noite ao relento
    2:35
  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.