sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Hollande anuncia descoberta de invólucro da segunda caixa negra

O Presidente francês, François Hollande, anunciou esta quata feira que foi encontrado o invólucro da segunda caixa negra do avião Airbus A320 que se despenhou na terça-feira nos Alpes, mas não o próprio gravador de dados, que continua a ser procurado.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

Numa intervenção conjunta com os chefes de Governo de Espanha, Mariano Rajoy, e Alemanha, Angela Merkel, Hollande prometeu que "tudo se esclarecerá e se saberá sobre as circunstâncias do acidente" em que morreram as 150 pessoas, "de uma quinzena de países", que seguiam no voo entre Barcelona e Düsseldorf.

A primeira caixa negra, que foi encontrada danificada, está a ser analisada em Paris pelo organismo de investigação aérea (BEA) e ainda hoje poderão ser conhecidos os primeiros resultados desse exame. 

Hollande pediu paciência, porque a análise "será difícil" e garantiu que os efetivos enviados para o local do acidente prosseguirão as buscas pela segunda caixa negra. 

"Precisamos de entender o que aconteceu, devemo-lo às famílias e aos países afetados. A França mobilizou meios importantes para a investigação, para que possamos saber tudo. Infelizmente, temos alguma experiência", acrescentou o Presidente francês.

Para Hollande, a mobilização da população local e dos serviços públicos, como a polícia e os bombeiros foi "uma demonstração de solidariedade e de grande eficiência, apesar de, infelizmente, não ter havido possibilidade de encontrar sobreviventes".

"Essas operações permitiram tornar o local seguro e intervir numa zona de difícil acesso e fazer todos os possíveis para conservar os corpos e os pedaços do avião para que a investigação dê resultados e possibilitar o acesso às famílias", acrescentou.

Antes de emitir a sua declaração, Hollande, Rajoy e Merkel visitaram o sítio onde os corpos foram colocados em câmara ardente, na aldeia de Seyne-les-Alpes, perto do local do acidente, onde saudaram os operacionais que estão a trabalhar no terreno.

Lusa
  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.