sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Hollande anuncia descoberta de invólucro da segunda caixa negra

O Presidente francês, François Hollande, anunciou esta quata feira que foi encontrado o invólucro da segunda caixa negra do avião Airbus A320 que se despenhou na terça-feira nos Alpes, mas não o próprio gravador de dados, que continua a ser procurado.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

Numa intervenção conjunta com os chefes de Governo de Espanha, Mariano Rajoy, e Alemanha, Angela Merkel, Hollande prometeu que "tudo se esclarecerá e se saberá sobre as circunstâncias do acidente" em que morreram as 150 pessoas, "de uma quinzena de países", que seguiam no voo entre Barcelona e Düsseldorf.

A primeira caixa negra, que foi encontrada danificada, está a ser analisada em Paris pelo organismo de investigação aérea (BEA) e ainda hoje poderão ser conhecidos os primeiros resultados desse exame. 

Hollande pediu paciência, porque a análise "será difícil" e garantiu que os efetivos enviados para o local do acidente prosseguirão as buscas pela segunda caixa negra. 

"Precisamos de entender o que aconteceu, devemo-lo às famílias e aos países afetados. A França mobilizou meios importantes para a investigação, para que possamos saber tudo. Infelizmente, temos alguma experiência", acrescentou o Presidente francês.

Para Hollande, a mobilização da população local e dos serviços públicos, como a polícia e os bombeiros foi "uma demonstração de solidariedade e de grande eficiência, apesar de, infelizmente, não ter havido possibilidade de encontrar sobreviventes".

"Essas operações permitiram tornar o local seguro e intervir numa zona de difícil acesso e fazer todos os possíveis para conservar os corpos e os pedaços do avião para que a investigação dê resultados e possibilitar o acesso às famílias", acrescentou.

Antes de emitir a sua declaração, Hollande, Rajoy e Merkel visitaram o sítio onde os corpos foram colocados em câmara ardente, na aldeia de Seyne-les-Alpes, perto do local do acidente, onde saudaram os operacionais que estão a trabalhar no terreno.

Lusa
  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.