sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Hollande anuncia descoberta de invólucro da segunda caixa negra

O Presidente francês, François Hollande, anunciou esta quata feira que foi encontrado o invólucro da segunda caixa negra do avião Airbus A320 que se despenhou na terça-feira nos Alpes, mas não o próprio gravador de dados, que continua a ser procurado.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

Numa intervenção conjunta com os chefes de Governo de Espanha, Mariano Rajoy, e Alemanha, Angela Merkel, Hollande prometeu que "tudo se esclarecerá e se saberá sobre as circunstâncias do acidente" em que morreram as 150 pessoas, "de uma quinzena de países", que seguiam no voo entre Barcelona e Düsseldorf.

A primeira caixa negra, que foi encontrada danificada, está a ser analisada em Paris pelo organismo de investigação aérea (BEA) e ainda hoje poderão ser conhecidos os primeiros resultados desse exame. 

Hollande pediu paciência, porque a análise "será difícil" e garantiu que os efetivos enviados para o local do acidente prosseguirão as buscas pela segunda caixa negra. 

"Precisamos de entender o que aconteceu, devemo-lo às famílias e aos países afetados. A França mobilizou meios importantes para a investigação, para que possamos saber tudo. Infelizmente, temos alguma experiência", acrescentou o Presidente francês.

Para Hollande, a mobilização da população local e dos serviços públicos, como a polícia e os bombeiros foi "uma demonstração de solidariedade e de grande eficiência, apesar de, infelizmente, não ter havido possibilidade de encontrar sobreviventes".

"Essas operações permitiram tornar o local seguro e intervir numa zona de difícil acesso e fazer todos os possíveis para conservar os corpos e os pedaços do avião para que a investigação dê resultados e possibilitar o acesso às famílias", acrescentou.

Antes de emitir a sua declaração, Hollande, Rajoy e Merkel visitaram o sítio onde os corpos foram colocados em câmara ardente, na aldeia de Seyne-les-Alpes, perto do local do acidente, onde saudaram os operacionais que estão a trabalhar no terreno.

Lusa
  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC