sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Recuperada gravação de áudio da caixa negra do Airbus

Os investigadores conseguiram extrair uma gravação de áudio da caixa negra recuperada do local onde caiu ontem o Airbus A320 da Germanwings.  Ainda assim, ainda não têm "a menor explicação" para o que pode ter acontecido. Entretanto, o presidente francês anunciou que foi encontrado o invólucro da segunda caixa negra, mas não o próprio gravador de dados.

© Handout . / Reuters

"Formos capazes de extrair um ficheiro de áudio utilizável", disse o investigador da autoridade de avião francesa Remi Jouty, numa conferência de imprensa, acrescentando que é muito cedo para tirar conclusões sobre as causas do acidente.

O ficheiro vai ser agora alvo de "trabalho detalhado" para "entender e interpretar as vozes e sons que podem ser ouvidos", disse. 

Também hoje foram divulgadas imagens da caixa negra recuperada, com a parte exterior bastante danificada. Foi a primeira a ser encontrada e contém as gravações das comunicações na cabine de comando do avião. As equipas de busca tentam agora recuperar a outra caixa negra que registou todos os dados do voo.
  • O que aconteceu nos Alpes?
    2:22

    Airbus cai nos Alpes

    O avião da companhia low-cost Germanwings caiu nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo, durante o percurso entre Barcelona e Düsseldorf. Sobre as causas do acidente, há apenas interrogações. Porque é que o avião esteve oito minutos numa descida aparentemente controlada? Será que os pilotos não sabiam o que estava acontecer? E porque razão não foi comunicada qualquer anomalia? Com a escassa informação disponível, o repórter da SIC Luís Manso reconstitui o filme dos acontecimentos.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41