sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus A320

Dia 24 de março de 2015: o Mundo assistiu a mais um desastre com um avião. Eram 150 os ocupantes do A320 da alemã Germanwings. Não sobreviveu ninguém. Segundo as autoridades francesas, houve uma vontade, por parte do copiloto, de destruir o aparelho. Mas quem é, afinal, este homem?

Andreas Lubitz tinha 27 anos e trabalhava na companhia Germanwings desde setembro de 2013. Era natural de Montabaur, da região de Renânia-Palatinato, mas vivia com os pais em Düsseldorf. 

Considerava-se muito preparado para o trabalho e acumulava 630 horas de voo, segundo noticia o El Mundo. Obteve a licença para voar em 2010 e teria que renová-la já no próximo mês de junho. 

O Governo alemão garante que a atitude do copiloto não terá uma motivação terrorista e o diretor do grupo Lufthansa afirma que o homem estava "apto em cem por cento e a sua atitude era impecável".

O jovem piloto tinha sentido de humor. Uma das suas páginas favoritas na rede social Facebook, (onde o perfil foi apagado), era "Rir até ter uma paralisia facial", de acordo com o jornal alemão Die Welt.

Alto, bem parecido e popular, Lubitz era um jovem comum. Vários dos seus companheiros do clube aéreo de Montabaur, consultados pelos meios locais, descreveram-no como "um jovem muito amável", "divertido e, às vezes, um pouco tranquilo", sem nenhuma particularidade especial ou característica que mereça destaque.

O presidente da Lufthansa admitiu que houve uma interrupção no treino de Andrea Lubitz. Entretanto, começaram a surgir informações de que terá sofrido uma depressão. 

Um correspondente do Der Spiegel escreveu no Twitter que o jovem poderá ter sofrido uma depressão ou esgotamento. Matthias Gebauer acrescentou que colegas de escola do copiloto afirmaram aos jornalistas alemães que este fez uma pausa de seis meses, em 2009, devido a um esgotamento.

Após a pausa, Lubitz regressou e passou em todos os testes, incluindo os exames médicos e psicológicos, tendo obtido o reconhecimento da Administração Federal da Aviação (FAA) em 2013.
  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.