sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus A320

Dia 24 de março de 2015: o Mundo assistiu a mais um desastre com um avião. Eram 150 os ocupantes do A320 da alemã Germanwings. Não sobreviveu ninguém. Segundo as autoridades francesas, houve uma vontade, por parte do copiloto, de destruir o aparelho. Mas quem é, afinal, este homem?

Andreas Lubitz tinha 27 anos e trabalhava na companhia Germanwings desde setembro de 2013. Era natural de Montabaur, da região de Renânia-Palatinato, mas vivia com os pais em Düsseldorf. 

Considerava-se muito preparado para o trabalho e acumulava 630 horas de voo, segundo noticia o El Mundo. Obteve a licença para voar em 2010 e teria que renová-la já no próximo mês de junho. 

O Governo alemão garante que a atitude do copiloto não terá uma motivação terrorista e o diretor do grupo Lufthansa afirma que o homem estava "apto em cem por cento e a sua atitude era impecável".

O jovem piloto tinha sentido de humor. Uma das suas páginas favoritas na rede social Facebook, (onde o perfil foi apagado), era "Rir até ter uma paralisia facial", de acordo com o jornal alemão Die Welt.

Alto, bem parecido e popular, Lubitz era um jovem comum. Vários dos seus companheiros do clube aéreo de Montabaur, consultados pelos meios locais, descreveram-no como "um jovem muito amável", "divertido e, às vezes, um pouco tranquilo", sem nenhuma particularidade especial ou característica que mereça destaque.

O presidente da Lufthansa admitiu que houve uma interrupção no treino de Andrea Lubitz. Entretanto, começaram a surgir informações de que terá sofrido uma depressão. 

Um correspondente do Der Spiegel escreveu no Twitter que o jovem poderá ter sofrido uma depressão ou esgotamento. Matthias Gebauer acrescentou que colegas de escola do copiloto afirmaram aos jornalistas alemães que este fez uma pausa de seis meses, em 2009, devido a um esgotamento.

Após a pausa, Lubitz regressou e passou em todos os testes, incluindo os exames médicos e psicológicos, tendo obtido o reconhecimento da Administração Federal da Aviação (FAA) em 2013.
  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16