sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Andreas Lubitz, o copiloto do Airbus A320

Dia 24 de março de 2015: o Mundo assistiu a mais um desastre com um avião. Eram 150 os ocupantes do A320 da alemã Germanwings. Não sobreviveu ninguém. Segundo as autoridades francesas, houve uma vontade, por parte do copiloto, de destruir o aparelho. Mas quem é, afinal, este homem?

Andreas Lubitz tinha 27 anos e trabalhava na companhia Germanwings desde setembro de 2013. Era natural de Montabaur, da região de Renânia-Palatinato, mas vivia com os pais em Düsseldorf. 

Considerava-se muito preparado para o trabalho e acumulava 630 horas de voo, segundo noticia o El Mundo. Obteve a licença para voar em 2010 e teria que renová-la já no próximo mês de junho. 

O Governo alemão garante que a atitude do copiloto não terá uma motivação terrorista e o diretor do grupo Lufthansa afirma que o homem estava "apto em cem por cento e a sua atitude era impecável".

O jovem piloto tinha sentido de humor. Uma das suas páginas favoritas na rede social Facebook, (onde o perfil foi apagado), era "Rir até ter uma paralisia facial", de acordo com o jornal alemão Die Welt.

Alto, bem parecido e popular, Lubitz era um jovem comum. Vários dos seus companheiros do clube aéreo de Montabaur, consultados pelos meios locais, descreveram-no como "um jovem muito amável", "divertido e, às vezes, um pouco tranquilo", sem nenhuma particularidade especial ou característica que mereça destaque.

O presidente da Lufthansa admitiu que houve uma interrupção no treino de Andrea Lubitz. Entretanto, começaram a surgir informações de que terá sofrido uma depressão. 

Um correspondente do Der Spiegel escreveu no Twitter que o jovem poderá ter sofrido uma depressão ou esgotamento. Matthias Gebauer acrescentou que colegas de escola do copiloto afirmaram aos jornalistas alemães que este fez uma pausa de seis meses, em 2009, devido a um esgotamento.

Após a pausa, Lubitz regressou e passou em todos os testes, incluindo os exames médicos e psicológicos, tendo obtido o reconhecimento da Administração Federal da Aviação (FAA) em 2013.
  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.