sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

"É uma dimensão inconcebível"

"É uma dimensão inconcebível"

Angela Merkel considerou hoje que o ato do copiloto do avião da Germanwings, que terá provocado deliberadamente o acidente de terça-feira, "é um crime contra as vítimas e as famílias das vítimas" e dá à tragédia "uma dimensão inconcebível".

"Hoje soubemos que esta tragédia assumiu uma dimensão inconcebível, as autoridades francesas declararam que o copiloto do avião precipitou voluntariamente a queda do mesmo", disse a chanceler alemã à imprensa em Berlim. 

"É um crime que foi cometido contra as vítimas e as famílias das vítimas", afirmou, sublinhando que as novas informações constituem "uma carga adicional terrível" para os familiares.

A chefe do governo alemão prometeu às famílias das vítimas que fará "tudo o que estiver ao alcance" para esclarecer as circunstâncias da tragédia. 

O procurador francês encarregado da investigação, Brice Robin, afirmou hoje, citando a gravação dos sons do 'cockpit', que o copiloto, Andreas Lubitz, provocou deliberadamente o acidente.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se na terça-feira nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

A maioria das vítimas era de nacionalidade alemã e espanhola.

Com Lusa
  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.