sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

"É uma dimensão inconcebível"

"É uma dimensão inconcebível"

Angela Merkel considerou hoje que o ato do copiloto do avião da Germanwings, que terá provocado deliberadamente o acidente de terça-feira, "é um crime contra as vítimas e as famílias das vítimas" e dá à tragédia "uma dimensão inconcebível".

"Hoje soubemos que esta tragédia assumiu uma dimensão inconcebível, as autoridades francesas declararam que o copiloto do avião precipitou voluntariamente a queda do mesmo", disse a chanceler alemã à imprensa em Berlim. 

"É um crime que foi cometido contra as vítimas e as famílias das vítimas", afirmou, sublinhando que as novas informações constituem "uma carga adicional terrível" para os familiares.

A chefe do governo alemão prometeu às famílias das vítimas que fará "tudo o que estiver ao alcance" para esclarecer as circunstâncias da tragédia. 

O procurador francês encarregado da investigação, Brice Robin, afirmou hoje, citando a gravação dos sons do 'cockpit', que o copiloto, Andreas Lubitz, provocou deliberadamente o acidente.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se na terça-feira nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

A maioria das vítimas era de nacionalidade alemã e espanhola.

Com Lusa
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.