sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Merkel diz que ato do copiloto é "um crime" contra as vítimas e as suas famílias

Angela Merkel considerou hoje que o ato do copiloto do avião da Germanwings, que terá provocado deliberadamente o acidente de terça-feira, "é um crime contra as vítimas e as famílias das vítimas" e dá à tragédia "uma dimensão inconcebível". 

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"Hoje soubemos que esta tragédia assumiu uma dimensão inconcebível, as autoridades francesas declararam que o copiloto do avião precipitou voluntariamente a queda do mesmo", disse a chanceler alemã à imprensa em Berlim. 

"É um crime que foi cometido contra as vítimas e as famílias das vítimas", afirmou, sublinhando que as novas informações constituem "uma carga adicional terrível" para os familiares.

A chefe do governo alemão prometeu às famílias das vítimas que fará "tudo o que estiver ao alcance" para esclarecer as circunstâncias da tragédia. 

O procurador francês encarregado da investigação, Brice Robin, afirmou hoje, citando a gravação dos sons do 'cockpit', que o copiloto, Andreas Lubitz, provocou deliberadamente o acidente.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se na terça-feira nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

A maioria das vítimas era de nacionalidade alemã e espanhola.






Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC