sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Merkel diz que ato do copiloto é "um crime" contra as vítimas e as suas famílias

Angela Merkel considerou hoje que o ato do copiloto do avião da Germanwings, que terá provocado deliberadamente o acidente de terça-feira, "é um crime contra as vítimas e as famílias das vítimas" e dá à tragédia "uma dimensão inconcebível". 

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"Hoje soubemos que esta tragédia assumiu uma dimensão inconcebível, as autoridades francesas declararam que o copiloto do avião precipitou voluntariamente a queda do mesmo", disse a chanceler alemã à imprensa em Berlim. 

"É um crime que foi cometido contra as vítimas e as famílias das vítimas", afirmou, sublinhando que as novas informações constituem "uma carga adicional terrível" para os familiares.

A chefe do governo alemão prometeu às famílias das vítimas que fará "tudo o que estiver ao alcance" para esclarecer as circunstâncias da tragédia. 

O procurador francês encarregado da investigação, Brice Robin, afirmou hoje, citando a gravação dos sons do 'cockpit', que o copiloto, Andreas Lubitz, provocou deliberadamente o acidente.

O Airbus A320 da Germanwings, que fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha), despenhou-se na terça-feira nos Alpes franceses, matando todos os 144 passageiros e seis tripulantes.

A maioria das vítimas era de nacionalidade alemã e espanhola.






Lusa
  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".