sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Governo português pede diagnóstico sobre atual segurança de voo

O Governo pediu ao Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para fazer uma avaliação sobre a atual segurança de voo e emitir recomendações, caso seja necessário reforçá-la, disse na quinta-feira à Lusa o secretário de Estado dos Transportes.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"Pedimos ao regulador (INAC), enquanto responsável por matérias de segurança (...) que fizesse um diagnóstico sobre a situação de segurança de voo e, se entender conveniente, que nos faça recomendações no sentido de reforçar essa mesma segurança", adiantou Sérgio Monteiro.

O Canadá e várias companhias aéreas europeias impuseram quinta-feira a presença obrigatória de dois membros da tripulação na cabine durante os voos, depois de ser divulgado que o copiloto do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses causou deliberadamente o desastre.

A decisão estava identificada como uma medida potencialmente positiva, mas não tinha caráter obrigatório.

"Era uma medida que não era mandatória, mas era uma medida possível de ser tomada", que estava identificada como tal pelas entidades aeronáuticas internacionais e já estava a ser aplicada pelos Estados Unidos, esclareceu Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado acrescentou que as companhias aéreas podem adotar determinadas decisões para reforçar os seus mecanismos de segurança, como a presença de dois pilotos na cabine, havendo por enquanto apenas dois países que já adotaram esta regra: os Estados Unidos e o Canadá.

Questionado relativamente ao prazo dado ao INAC para responder à solicitação do Governo, Sérgio Monteiro afirmou que a resposta será dada "no tempo que [o regulador] considerar adequado" para desenvolver o trabalho técnico e a troca informações com outros organismos europeus.


Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.