sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Cerimónia de luto nacional na Alemanha em memória das vítimas marcada para 17 abril

A cerimónia de luto nacional em memória das 150 vítimas do acidente do Airbus A320 da Germanwings está prevista para 17 de abril, na Catedral de Colónia, na Alemanha, adiantou hoje fonte oficial.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente alemão, Joachim Gauck, estarão presentes, disse à agência de notícias France Presse um porta-voz do Estado da Renânia do Norte-Vestfália.


"As famílias e os amigos das vítimas", dos quais muitos são provenientes desta região, estão convidados, assim como representantes dos outros países atingidos pela catástrofe, acrescentou a mesma fonte, sublinhando que "é igualmente importante que a população possa estar presente na cerimónia".


Entretanto, outra cerimónia religiosa para homenagear as vítimas do acidente aéreo teve hoje início às 09:30 (08:30 em Lisboa) na Catedral de Nossa Senhora da cidade de Digne-les-Bains, sudeste da França, perto da área do acidente, segundo divulgou a France Presse. 


"Eu vim para rezar pelas famílias e pelas vítimas. Estou realmente afetada por este drama. É importante ter hoje este gesto religioso", disse Marie-Pierre, uma senhora idosa, que não quis dizer o seu sobrenome.


Por sua vez, Jacqueline, de 81 anos, afirmou estar "transtornada com o drama" e sublinhou a importância de apoiar os familiares das vítimas através da oração e confiar as próprias vítimas à misericórdia de Deus".


A cerimónia foi celebrada pelo Bispo de Digne, Dom Jean-Philippe Nault, o mais jovem de França, de 49 anos, e tinha uma duração prevista de uma hora.


A análise da gravação dos sons do 'cockpit' do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses na terça-feira concluiu que o piloto se ausentou do 'cockpit', provavelmente para usar a casa de banho, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.


Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho.


O avião acabou por embater numa montanha, matando todas os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Lusa


  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28