sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Cerimónia de luto nacional na Alemanha em memória das vítimas marcada para 17 abril

A cerimónia de luto nacional em memória das 150 vítimas do acidente do Airbus A320 da Germanwings está prevista para 17 de abril, na Catedral de Colónia, na Alemanha, adiantou hoje fonte oficial.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente alemão, Joachim Gauck, estarão presentes, disse à agência de notícias France Presse um porta-voz do Estado da Renânia do Norte-Vestfália.


"As famílias e os amigos das vítimas", dos quais muitos são provenientes desta região, estão convidados, assim como representantes dos outros países atingidos pela catástrofe, acrescentou a mesma fonte, sublinhando que "é igualmente importante que a população possa estar presente na cerimónia".


Entretanto, outra cerimónia religiosa para homenagear as vítimas do acidente aéreo teve hoje início às 09:30 (08:30 em Lisboa) na Catedral de Nossa Senhora da cidade de Digne-les-Bains, sudeste da França, perto da área do acidente, segundo divulgou a France Presse. 


"Eu vim para rezar pelas famílias e pelas vítimas. Estou realmente afetada por este drama. É importante ter hoje este gesto religioso", disse Marie-Pierre, uma senhora idosa, que não quis dizer o seu sobrenome.


Por sua vez, Jacqueline, de 81 anos, afirmou estar "transtornada com o drama" e sublinhou a importância de apoiar os familiares das vítimas através da oração e confiar as próprias vítimas à misericórdia de Deus".


A cerimónia foi celebrada pelo Bispo de Digne, Dom Jean-Philippe Nault, o mais jovem de França, de 49 anos, e tinha uma duração prevista de uma hora.


A análise da gravação dos sons do 'cockpit' do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses na terça-feira concluiu que o piloto se ausentou do 'cockpit', provavelmente para usar a casa de banho, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.


Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho.


O avião acabou por embater numa montanha, matando todas os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Lusa


  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano