sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

"Se alguém tiver um vídeo, deve entregá-lo aos investigadores"

O procurador francês encarregado da investigação criminal sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings pediu hoje para eventuais detentores de vídeos relacionados com o desastre aéreo o enviarem aos investigadores. A revista Paris Match e o alemão Bild terão tido acesso a um vídeo gravado com um telemóvel por um dos passageiros do avião, encontrado entre os destroços.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

"Caso alguma pessoa tenha esse vídeo, ela deve entregá-lo sem demora aos investigadores", disse Brice Robin num comunicado enviado à AFP. 

O procurador negou que "no estado atual das investigações figure no inquérito um ou mais vídeos sobre a queda do Airbus A320".

A existência de um vídeo com os alegados últimos momentos antes do embate do A320 da Germanwings filmados por um smartphonefoi mencionada pelos jornais Paris-Match e Bild na noite de terça-feira. 

Segundo a publicação francesa, que visionou as imagens do vídeo, a cena "caótica" não permite reconhecer ninguém, mas é possível ouvir os gritos dos passageiros e as palavras "Meu Deus", em várias línguas.

Na noite de terça-feira, o tenente-coronel Jean-Marc Menichini, da polícia francesa, disse que essas alegações são "completamente falsas", em declarações à CNN citadas pela AFP. 

Jean-Marc Menichini disse que os telemóveis recolhidos no local do acidente não foram "ainda explorados" pelos investigadores, de acordo com o 'site' do canal de notícias norte-americano.

Estes telemóveis devem ser enviados para análise no Instituto de Investigação Criminal da Polícia Nacional em Rosny-sous-Bois, perto de Paris, disse o tenente-coronel Menichini.

O acidente aéreo ocorrido em 24 de março nos Alpes franceses causou 150 mortos. 

O copiloto do avião, Andreas Lubitz, é apontado como tendo provocado intencionalmente a queda do aparelho. 


Com Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".