sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

"Se alguém tiver um vídeo, deve entregá-lo aos investigadores"

O procurador francês encarregado da investigação criminal sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings pediu hoje para eventuais detentores de vídeos relacionados com o desastre aéreo o enviarem aos investigadores. A revista Paris Match e o alemão Bild terão tido acesso a um vídeo gravado com um telemóvel por um dos passageiros do avião, encontrado entre os destroços.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

"Caso alguma pessoa tenha esse vídeo, ela deve entregá-lo sem demora aos investigadores", disse Brice Robin num comunicado enviado à AFP. 

O procurador negou que "no estado atual das investigações figure no inquérito um ou mais vídeos sobre a queda do Airbus A320".

A existência de um vídeo com os alegados últimos momentos antes do embate do A320 da Germanwings filmados por um smartphonefoi mencionada pelos jornais Paris-Match e Bild na noite de terça-feira. 

Segundo a publicação francesa, que visionou as imagens do vídeo, a cena "caótica" não permite reconhecer ninguém, mas é possível ouvir os gritos dos passageiros e as palavras "Meu Deus", em várias línguas.

Na noite de terça-feira, o tenente-coronel Jean-Marc Menichini, da polícia francesa, disse que essas alegações são "completamente falsas", em declarações à CNN citadas pela AFP. 

Jean-Marc Menichini disse que os telemóveis recolhidos no local do acidente não foram "ainda explorados" pelos investigadores, de acordo com o 'site' do canal de notícias norte-americano.

Estes telemóveis devem ser enviados para análise no Instituto de Investigação Criminal da Polícia Nacional em Rosny-sous-Bois, perto de Paris, disse o tenente-coronel Menichini.

O acidente aéreo ocorrido em 24 de março nos Alpes franceses causou 150 mortos. 

O copiloto do avião, Andreas Lubitz, é apontado como tendo provocado intencionalmente a queda do aparelho. 


Com Lusa
  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.