sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Copiloto fez pesquisas sobre suicídio na internet

O copiloto do avião da Germanwings que caiu na semana passada nos Alpes franceses fez pesquisas na internet sobre suicídio e a segurança no cockpit, revelou hoje a justiça alemã. Entretanto, foi encontrada a segunda caixa negra do aparelho. 

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Nas buscas efetuadas a casa de Andreas Lubitz, foi encontrado um tablet e recuperadas as pesquisas feitas até à véspera da tragédia. Em comunicado, o procurador de Dusseldorf indica que Lubitz procurou informação sobre "maneiras de cometer suicídio" tal como "portas da cabine e medidas de segurança".

"Métodos de tratamento médico" foi outra das pesquisas feitas por Lubitz no tablet, cujo histórico não tinha sido apagado desde 16 de março. 

Também hoje o procurador de Marselha anunciou que foi finalmente recuperada a segunda caixa negra do avião, que contém os parâmetros de voo do Airbus.

A primeira caixa negra foi localizada no próprio dia do acidente, 24 de março, e revelou que o copiloto se trancou no cockpit e terá provocado deliberamente a queda do avião e a morte imediata das 150 pessoas que seguiam a bordo. 
  • Divulgadas novas imagens das buscas nos Alpes
    0:38

    Airbus cai nos Alpes

    O Ministério francês do Interior divulgou esta quarta-feira novas imagens dos trabalhos das equipas de resgate, no local onde se despenhou o avião da Germanwings, nos Alpes franceses, dias depois de ter sido construída uma estrada para permitir o acesso direto à zona do acidente. Os investigadores esperam que permita uma aceleração dos trabalhos de remoção dos destroços e identificação das 150 vítimas. O Presidente francês tinha admitido que todas as vítimas seriam identificadas até ao final desta semana. O Ministério dos Transportes alemão avisou, entretanto, que vai esperar até que as investigações sejam concluídas, antes de implementar alterações às regras de segurança aérea.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.