sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Lufthansa não informou autoridades dos transtornos psíquicos do copiloto Lubitz

A companhia aérea alemã Lufthansa não informou as autoridades do tráfico aéreo dos transtornos psíquicos de que padecia Andreas Lubitz, o copiloto que presumivelmente provocou de forma deliberada a queda do Airbus da Germanwings com 150 pessoas a bordo.

© Wolfgang Rattay / Reuters

A informação é avançada hoje pelo jornal alemão Die Welt, que cita fontes do departamento de Tráfego Aéreo sobre o processo do copiloto, que em 2009 retomou a sua formação na escola da Lufthansa, depois de aparentemente ter superado um episódio de depressão grave.

"Não é certo que o departamento federal de Tráfego Aéreo (LBA) estivesse informado da situação médica" de Andreas Lubitz, indicou ao Die Welt uma fonte do organismo.

Segundo esta versão, a LBA teve acesso pela primeira vez às atas médicas do Centro Médico da Lufthansa a 27 de março, três dias depois da queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes.

O jornal sublinha que a Lufthansa, casa-mãe da Germanwings, estava obrigada a comunicar casos médicos considerados graves, como uma depressão, devido a uma normativa imposta em 2013.

Desde 2009, quando Lubitz retomou a sua formação como piloto depois de um tratamento de vários meses contra a depressão, o copiloto passou seis inspeções médicas, nas quais se certificou que era apto para pilotar.

Outro jornal alemão, o Bild, noticia hoje que a maioria dos pilotos que sofrem de depressão ocultam-no, de acordo com a informação do diretor do departamento médico da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, em inglês), Anthony Evans.









Lusa
  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.