sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Lufthansa não informou autoridades dos transtornos psíquicos do copiloto Lubitz

A companhia aérea alemã Lufthansa não informou as autoridades do tráfico aéreo dos transtornos psíquicos de que padecia Andreas Lubitz, o copiloto que presumivelmente provocou de forma deliberada a queda do Airbus da Germanwings com 150 pessoas a bordo.

© Wolfgang Rattay / Reuters

A informação é avançada hoje pelo jornal alemão Die Welt, que cita fontes do departamento de Tráfego Aéreo sobre o processo do copiloto, que em 2009 retomou a sua formação na escola da Lufthansa, depois de aparentemente ter superado um episódio de depressão grave.

"Não é certo que o departamento federal de Tráfego Aéreo (LBA) estivesse informado da situação médica" de Andreas Lubitz, indicou ao Die Welt uma fonte do organismo.

Segundo esta versão, a LBA teve acesso pela primeira vez às atas médicas do Centro Médico da Lufthansa a 27 de março, três dias depois da queda do Airbus A320 da Germanwings nos Alpes.

O jornal sublinha que a Lufthansa, casa-mãe da Germanwings, estava obrigada a comunicar casos médicos considerados graves, como uma depressão, devido a uma normativa imposta em 2013.

Desde 2009, quando Lubitz retomou a sua formação como piloto depois de um tratamento de vários meses contra a depressão, o copiloto passou seis inspeções médicas, nas quais se certificou que era apto para pilotar.

Outro jornal alemão, o Bild, noticia hoje que a maioria dos pilotos que sofrem de depressão ocultam-no, de acordo com a informação do diretor do departamento médico da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, em inglês), Anthony Evans.









Lusa
  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..