sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Co-piloto terá posto diuréticos no café do comandante para o forçar a ir à casa de banho

Os investigadores que têm examinado o computador do co-piloto do Airbus A320 que caiu nos Alpes, Andreas Lubitz, admitiram esta quinta-feira a possibilidade de Lubitz ter colocado um fármaco diurético no café do comandante para o forçar a ir à casa de banho.

Michael Mueller / AP

Lubitz, de 27 anos, deixou deliberadamente o A320 despenhar-se nos Alpes franceses.

O Ministério Público alemão acredita que o co-piloto terá adicionado um químico ao café do comandante Patrick Sodenheimer, que o terá levado a abandonar o cockpit para ir à casa de banho.

Com o comandante fora do cockpit, Lubitz terá recorrido às caraterísticas especiais de segurança para impedir a porta blindada de reabrir por fora.

Estes desenvolvimentos surgem depois de ter sido divulgado que o co-piloto teria feito pesquisas "online", dias antes do acidente, sobre métodos de suicídio e informação sobre mecanismos de segurança no cockpit. Lubitz foi também tratado por "tendências suicidas".
  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06