sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Co-piloto terá posto diuréticos no café do comandante para o forçar a ir à casa de banho

Os investigadores que têm examinado o computador do co-piloto do Airbus A320 que caiu nos Alpes, Andreas Lubitz, admitiram esta quinta-feira a possibilidade de Lubitz ter colocado um fármaco diurético no café do comandante para o forçar a ir à casa de banho.

Michael Mueller / AP

Lubitz, de 27 anos, deixou deliberadamente o A320 despenhar-se nos Alpes franceses.

O Ministério Público alemão acredita que o co-piloto terá adicionado um químico ao café do comandante Patrick Sodenheimer, que o terá levado a abandonar o cockpit para ir à casa de banho.

Com o comandante fora do cockpit, Lubitz terá recorrido às caraterísticas especiais de segurança para impedir a porta blindada de reabrir por fora.

Estes desenvolvimentos surgem depois de ter sido divulgado que o co-piloto teria feito pesquisas "online", dias antes do acidente, sobre métodos de suicídio e informação sobre mecanismos de segurança no cockpit. Lubitz foi também tratado por "tendências suicidas".
  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite