sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Bruxelas vai analisar relatório preliminar sobre queda de avião nos Alpes

A Comissão Europeia solicitou hoje à Agência Europeia para a Segurança da Aviação a criação de um grupo de trabalho para analisar as conclusões do relatório preliminar sobre a queda do avião da Germanwings, divulgado na quarta-feira.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o executivo comunitário, a 'task force', que integrará especialistas nas áreas da segurança e medicina da indústria da aviação e reguladores, e que terá já hoje a sua primeira reunião, vai analisar questões como o sistema de fecho de portas do cockpit, procedimentos de acesso e saída do cockpit, assim como critérios e procedimentos aplicados na monitorização médica dos pilotos.

 

A Comissão esclarece, em comunicado, que o trabalho da 'task force' decorrerá em paralelo com a investigação independente que está a ser levada a cabo pela Autoridade de Investigação da Segurança da Aviação Civil Francesa.

 

De acordo com as declarações da equipa de investigação que divulgou na véspera o relatório preliminar da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, o copiloto Andreas Lubitz planeou a queda do avião antecipadamente, tendo ensaiado a manobra de descida várias vezes durante o trajeto (de ida) entre Dusseldorf e Barcelona.

 

Num primeiro comentário, a Comissão Europeia refere hoje que "obviamente que regras não podem prevenir alguém de cometer um ato criminoso, mas podem contribuir para prevenir incidentes ou acidentes futuros".

 

"Se se revelarem necessárias melhorias nas regras de segurança europeias ou na sua implementação, de forma a ajudar a prevenir acidentes ou incidentes futuros, a Comissão irá tomar as ações necessárias a nível da União Europeia", indica o executivo comunitário.


Lusa

 

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.