sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Bruxelas vai analisar relatório preliminar sobre queda de avião nos Alpes

A Comissão Europeia solicitou hoje à Agência Europeia para a Segurança da Aviação a criação de um grupo de trabalho para analisar as conclusões do relatório preliminar sobre a queda do avião da Germanwings, divulgado na quarta-feira.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o executivo comunitário, a 'task force', que integrará especialistas nas áreas da segurança e medicina da indústria da aviação e reguladores, e que terá já hoje a sua primeira reunião, vai analisar questões como o sistema de fecho de portas do cockpit, procedimentos de acesso e saída do cockpit, assim como critérios e procedimentos aplicados na monitorização médica dos pilotos.

 

A Comissão esclarece, em comunicado, que o trabalho da 'task force' decorrerá em paralelo com a investigação independente que está a ser levada a cabo pela Autoridade de Investigação da Segurança da Aviação Civil Francesa.

 

De acordo com as declarações da equipa de investigação que divulgou na véspera o relatório preliminar da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, o copiloto Andreas Lubitz planeou a queda do avião antecipadamente, tendo ensaiado a manobra de descida várias vezes durante o trajeto (de ida) entre Dusseldorf e Barcelona.

 

Num primeiro comentário, a Comissão Europeia refere hoje que "obviamente que regras não podem prevenir alguém de cometer um ato criminoso, mas podem contribuir para prevenir incidentes ou acidentes futuros".

 

"Se se revelarem necessárias melhorias nas regras de segurança europeias ou na sua implementação, de forma a ajudar a prevenir acidentes ou incidentes futuros, a Comissão irá tomar as ações necessárias a nível da União Europeia", indica o executivo comunitário.


Lusa

 

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.