sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Bruxelas vai analisar relatório preliminar sobre queda de avião nos Alpes

A Comissão Europeia solicitou hoje à Agência Europeia para a Segurança da Aviação a criação de um grupo de trabalho para analisar as conclusões do relatório preliminar sobre a queda do avião da Germanwings, divulgado na quarta-feira.

© Emmanuel Foudrot / Reuters

Segundo o executivo comunitário, a 'task force', que integrará especialistas nas áreas da segurança e medicina da indústria da aviação e reguladores, e que terá já hoje a sua primeira reunião, vai analisar questões como o sistema de fecho de portas do cockpit, procedimentos de acesso e saída do cockpit, assim como critérios e procedimentos aplicados na monitorização médica dos pilotos.

 

A Comissão esclarece, em comunicado, que o trabalho da 'task force' decorrerá em paralelo com a investigação independente que está a ser levada a cabo pela Autoridade de Investigação da Segurança da Aviação Civil Francesa.

 

De acordo com as declarações da equipa de investigação que divulgou na véspera o relatório preliminar da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, o copiloto Andreas Lubitz planeou a queda do avião antecipadamente, tendo ensaiado a manobra de descida várias vezes durante o trajeto (de ida) entre Dusseldorf e Barcelona.

 

Num primeiro comentário, a Comissão Europeia refere hoje que "obviamente que regras não podem prevenir alguém de cometer um ato criminoso, mas podem contribuir para prevenir incidentes ou acidentes futuros".

 

"Se se revelarem necessárias melhorias nas regras de segurança europeias ou na sua implementação, de forma a ajudar a prevenir acidentes ou incidentes futuros, a Comissão irá tomar as ações necessárias a nível da União Europeia", indica o executivo comunitário.


Lusa

 

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Quase 600 pedidos de nulidade de casamentos católicos em três anos
    1:38

    País

    Entre 2015 e 2017, 575 casais portugueses pediram a anulação do casamento católico. O ano passado o número de pedidos duplicou em relação a 2015. Desde esse ano, e por decisão do Papa Francisco, que os pedidos de nulidade do casamento pela Igreja são mais simples, mais baratos e mais rápidos.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31

    País

    Rui Rio diz que a decisão sobre o futuro da liderança da bancada parlamentar do PSD só será tomada depois de falar com Pedro Passos Coelho e com Hugo Soares. Em entrevista à RTP, a primeira depois de vencer as diretas, o Rui Rio lembrou esta terça-feira que Passos Coelho ainda é líder do partido.

  • Deputado dorme no Parlamento britânico
    0:58