sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Queixa contra escola de aviação da Lufthansa nos EUA no caso da Germanwings

Familiares das vítimas da queda de um avião da Germanwings, em março de 2015 em França, vão apresentar queixa contra a escola que formou o responsável pelo drama, informou hoje o seu advogado.

© Albert Gea / Reuters

Foi naquela escola localizada perto de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, onde são formados os pilotos da Lufthansa, a cujo grupo pertence a Germanwings, "que o drama começou (...) é onde se encontra o primeiro dominó", disse à agência France Presse Christof Wellens, que representa vários familiares de vítimas.

A 24 de março de 2015, o copiloto Andreas Lubitz, de 27 anos, conduziu deliberadamente contra uma montanha o Airbus A321 da companhia 'low-cost' Germanwings, que fazia a ligação Barcelona-Dusseldorf, matando as 150 pessoas a bordo.

"O copiloto interrompeu a sua formação lá (na referida escola) durante algum tempo devido a problemas psicológicos. Não a deveria ter retomado", disse Wellens.

Segundo a agência alemã DPA, a queixa deverá ser entregue antes do final do mês num tribunal de Phoenix.

Os advogados dos familiares das vítimas, que consideram a indemnização proposta pela Lufthansa demasiado baixa, 25.000 euros por cada vítima, além de uma primeira ajuda de 50.000 euros, tinham ameaçado por diversas vezes apresentar queixa nos Estados Unidos, onde as compensações financeiras são potencialmente muito maiores que na Europa.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC

  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.