sicnot

Perfil

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Airbus cai nos Alpes

Queixa contra escola de aviação da Lufthansa nos EUA no caso da Germanwings

Familiares das vítimas da queda de um avião da Germanwings, em março de 2015 em França, vão apresentar queixa contra a escola que formou o responsável pelo drama, informou hoje o seu advogado.

© Albert Gea / Reuters

Foi naquela escola localizada perto de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, onde são formados os pilotos da Lufthansa, a cujo grupo pertence a Germanwings, "que o drama começou (...) é onde se encontra o primeiro dominó", disse à agência France Presse Christof Wellens, que representa vários familiares de vítimas.

A 24 de março de 2015, o copiloto Andreas Lubitz, de 27 anos, conduziu deliberadamente contra uma montanha o Airbus A321 da companhia 'low-cost' Germanwings, que fazia a ligação Barcelona-Dusseldorf, matando as 150 pessoas a bordo.

"O copiloto interrompeu a sua formação lá (na referida escola) durante algum tempo devido a problemas psicológicos. Não a deveria ter retomado", disse Wellens.

Segundo a agência alemã DPA, a queixa deverá ser entregue antes do final do mês num tribunal de Phoenix.

Os advogados dos familiares das vítimas, que consideram a indemnização proposta pela Lufthansa demasiado baixa, 25.000 euros por cada vítima, além de uma primeira ajuda de 50.000 euros, tinham ameaçado por diversas vezes apresentar queixa nos Estados Unidos, onde as compensações financeiras são potencialmente muito maiores que na Europa.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC