sicnot

Perfil

Almeida Santos 1926-2016

Almeida Santos 1926-2016

Almeida Santos 1926-2016

Último ato político de Almeida Santos foi o apoio a Maria de Belém nas presidenciais

O presidente honorário do PS, Almeida Santos, que hoje morreu aos 89 anos, fez a sua última intervenção política num almoço de apoio à candidatura presidencial da socialista Maria de Belém, em Coimbra.

MIGUEL A. LOPES

Um dia antes de morrer, António de Almeida Santos afirmou que se Maria de Belém Roseira sair derrotada das eleições presidenciais de 24 de janeiro, da próxima vez "ganha ela".

"Não será a última vez que me ouvireis, a próxima vez que a Maria de Belém se candidatar eu cá estarei com ela, porque nessa altura já vai ser muito difícil derrotá-la, muito difícil. Lembrem-se disso do que eu vos digo hoje: se não ganhar desta vez, não sei se ganha se não, da próxima ganha ela", afirmou Almeida Santos, num almoço na Figueira Foz, no distrito de Coimbra.

O ex-ministro de Mário Soares e antigo presidente da Assembleia da República disse que sua presença no almoço da candidatura, este domingo, foi "uma homenagem muito sincera" a Maria de Belém, de quem é "muito amigo".

Lembrando que até agora só uma vez uma mulher se tinha candidatado à Presidência da República - Maria de Lurdes Pintassilgo, em 1986 - Almeida Santos disse ter uma "identificação completa" com a candidatura da antiga ministra com as pastas da Saúde e da Igualdade nos Governos de António Guterres.

António Almeida Santos, que completaria 90 anos a 15 de fevereiro, faleceu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, pouco antes das 00:00, disse a mesma fonte.

O presidente honorário do Partido Socialista, que foi submetido por duas vezes a cirurgias cardiovasculares, sentiu-se mal após o jantar e foi ainda assistido ainda na sua residência.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.