sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Teerão acusa Riade de ataque a embaixada iraniana no Iémen

O Irão acusou hoje a aviação saudita de bombardear "deliberadamente" a sua embaixada no Iémen na quarta-feira à noite, provocando ferimentos entre o pessoal, e decidiu proibir a entrada de todos os produtos sauditas no Irão. Riade já anunciou que vai investigar o sucedido.

Combatente xiita Huti em Sanaa.

Combatente xiita Huti em Sanaa.

Hani Mohammed / AP

"Esta ação deliberada da Arábia Saudita é uma violação de todas as convenções internacionais que protegem as missões diplomáticas (...) e o Governo saudita é responsável pelos estragos causados e pelos ferimentos no pessoal", acusou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Jaber Ansari, citado pela televisão estatal e que a agência France Press divulga.

"A República Islâmica do Irão reserva-se o direito de defender os seus direitos neste assunto", acrescentou. O Irão anunciou entretanto que proíbe a entrada de todos os produtos sauditas.

Testemunhas na capital Sanaa ouvidas pela agência Reuters afirmam que a embaixada iraniana não foi atingida.

Riade já reagiu dizendo que vai investigar estas acusações. O porta-voz da coligação liderada pela Arábia Saudita, o Brigadeiro-general Ahmed Asseri afirmou ter pedido a vários países a localização exacta das suas missões diplomáticas e lembrou que as acusações feitas com base em informações fornecidas pelos Hutis [combatentes xiitas]"não têm credibilidade".

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.