sicnot

Perfil

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Arábia Saudita-Irão

Teerão acusa Riade de ataque a embaixada iraniana no Iémen

O Irão acusou hoje a aviação saudita de bombardear "deliberadamente" a sua embaixada no Iémen na quarta-feira à noite, provocando ferimentos entre o pessoal, e decidiu proibir a entrada de todos os produtos sauditas no Irão. Riade já anunciou que vai investigar o sucedido.

Combatente xiita Huti em Sanaa.

Combatente xiita Huti em Sanaa.

Hani Mohammed / AP

"Esta ação deliberada da Arábia Saudita é uma violação de todas as convenções internacionais que protegem as missões diplomáticas (...) e o Governo saudita é responsável pelos estragos causados e pelos ferimentos no pessoal", acusou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Jaber Ansari, citado pela televisão estatal e que a agência France Press divulga.

"A República Islâmica do Irão reserva-se o direito de defender os seus direitos neste assunto", acrescentou. O Irão anunciou entretanto que proíbe a entrada de todos os produtos sauditas.

Testemunhas na capital Sanaa ouvidas pela agência Reuters afirmam que a embaixada iraniana não foi atingida.

Riade já reagiu dizendo que vai investigar estas acusações. O porta-voz da coligação liderada pela Arábia Saudita, o Brigadeiro-general Ahmed Asseri afirmou ter pedido a vários países a localização exacta das suas missões diplomáticas e lembrou que as acusações feitas com base em informações fornecidas pelos Hutis [combatentes xiitas]"não têm credibilidade".

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".