sicnot

Perfil

Ataque em Berlim

Hollande garante que ameaça elevada de terrorismo em França tem vigilância adequada

© Philippe Wojazer / Reuters

A França enfrenta "um nível alto de ameaça" terrorista e responde com um plano de vigilância "também particularmente elevado", afirmou hoje o Presidente francês, François Hollande, um dia depois de um atentado a um mercado de Natal em Berlim.

"Temos um nível alto de ameaça e temos um nível e um plano de mobilização e de vigilância também particularmente elevados", declarou o chefe de Estado, expressando novamente a sua solidariedade com a Alemanha.

Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um camião irrompeu na segunda-feira à noite contra um mercado de Natal no centro de Berlim.

A chanceler Angela Merkel disse hoje que as autoridades alemãs acreditam que "se tratou de um ataque terrorista", aparentemente realizado por um requerente de asilo.

Em 2015 e 2016, a França foi palco de vários atentados mortíferos, entre os quais um ataque em Nice (sudeste) com um camião lançando sobre uma multidão, que comemorava o dia nacional francês e que causou 86 mortos e mais de 430 feridos.

"Quero exprimir aqui em nome da França a nossa solidariedade e compaixão em relação à Alemanha, que acaba de ser atingida por um atentado terrorista em Berlim", disse François Hollande.

Precisou que hoje à tarde expressará diretamente à chanceler Angela Merkel o seu "apoio".

"A França sabe o que representa um ataque terrorista, o que ele pode provocar de desolação e tristeza e como devemos estar unidos. Isto aplica-se a um país quando é atingido, a toda a Europa e mesmo a todo o mundo face à ameaça terrorista", sublinhou.

Hollande disse que em França já tinham sido dadas instruções para tornar seguros os locais onde se concentram pessoas, nomeadamente os mercados de Natal.

O mercado de Natal nos Campos Elíseos encontrava-se entre uma dezena de possíveis alvos visados por seis homens detidos recentemente em França, que planeavam um atentado na região parisiense no dia 01 de dezembro.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.