Hollande garante que ameaça elevada de terrorismo em França tem vigilância adequada

© Philippe Wojazer / Reuters
20.12.2016 12h38
A França enfrenta "um nível alto de ameaça" terrorista e responde com um plano de vigilância "também particularmente elevado", afirmou hoje o Presidente francês, François Hollande, um dia depois de um atentado a um mercado de Natal em Berlim.
"Temos um nível alto de ameaça e temos um nível e um plano de mobilização e de vigilância também particularmente elevados", declarou o chefe de Estado, expressando novamente a sua solidariedade com a Alemanha.
Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um camião irrompeu na segunda-feira à noite contra um mercado de Natal no centro de Berlim.
A chanceler Angela Merkel disse hoje que as autoridades alemãs acreditam que "se tratou de um ataque terrorista", aparentemente realizado por um requerente de asilo.
Em 2015 e 2016, a França foi palco de vários atentados mortíferos, entre os quais um ataque em Nice (sudeste) com um camião lançando sobre uma multidão, que comemorava o dia nacional francês e que causou 86 mortos e mais de 430 feridos.
"Quero exprimir aqui em nome da França a nossa solidariedade e compaixão em relação à Alemanha, que acaba de ser atingida por um atentado terrorista em Berlim", disse François Hollande.
Precisou que hoje à tarde expressará diretamente à chanceler Angela Merkel o seu "apoio".
"A França sabe o que representa um ataque terrorista, o que ele pode provocar de desolação e tristeza e como devemos estar unidos. Isto aplica-se a um país quando é atingido, a toda a Europa e mesmo a todo o mundo face à ameaça terrorista", sublinhou.
Hollande disse que em França já tinham sido dadas instruções para tornar seguros os locais onde se concentram pessoas, nomeadamente os mercados de Natal.
O mercado de Natal nos Campos Elíseos encontrava-se entre uma dezena de possíveis alvos visados por seis homens detidos recentemente em França, que planeavam um atentado na região parisiense no dia 01 de dezembro.
Lusa
Relacionados
-
França reforça segurança nos mercados de Natal
A segurança dos mercados de Natal foi "imediatamente reforçada" em França, depois do "atentado" cometido esta segunda-feira em Berlim, anunciou o ministro do Interior, Bruno Le Roux.
- 1:29
Atentado de Berlim semelhante ao de Nice
O atentado em Berlim é em tudo semelhante ao atentado de há 6 meses em Nice, onde morreram 84 pessoas.A arma usada foi tambem um camião.
- 1:00
Autoridades acreditam que ataque em Berlim foi um "atentado terrorista"
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que as autoridades do seu país acreditam que o atropelamento no mercado de Natal em Berlim foi um "atentado terrorista" aparentemente cometido por um requerente de asilo.
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:42
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30