sicnot

Perfil

Atentado em Londres

Jovem de 19 anos detido por suspeita de ligação ao ataque em Londres

Stefan Wermuth

Um jovem de 19 anos foi detido por suspeita de relação com o atentado do passado dia 3 na London Bridge, em que oito pessoas morreram e 48 ficaram feridas, informou hoje a polícia da capital britânica.

O jovem, cuja identidade não foi divulgada, foi detido na noite de domingo em Barking, no este de Londres, por suspeita de envolvimento na preparação de atos terroristas, indicou a mesma fonte.

Detetives da unidade antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres fizeram, hoje, buscas ao domicílio onde se deu a detenção e, ainda, a outra casa em Barking. Com esta detenção, um total de sete homens permanecem detidos devido ao atentado, realizado por três homens que atropelaram peões com uma carrinha na Ponte de Londres e, depois, apunhalaram várias pessoas no Mercado de Borough.

Segundo revelou a polícia britânica no fim de semana, os três atacantes, que foram abatidos por agentes armados, tentaram alugar, sem êxito, um camião de grande porte, com o qual poderiam ter provocado um massacre ainda maior.

As forças de segurança acreditam que Khuram Shazad Butt, o jovem de 27 anos que consideram ser o líder do grupo, não pôde pagar o aluguer do camião de 7,5 toneladas com cartão de crédito e viu-se obrigado a optar por uma carrinha mais pequena.

Os outros dois atacantes foram identificados como Rachid Redouane, de 30 anos, e Youssef Zaghba, de 22.

Lusa

  • "Serei o Presidente de todos os angolanos"
    2:06
  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Supervisão bancária origina novo diferendo entre Carlos Costa e Governo
    0:57

    Economia

    Reacendeu-se a guerra entre o Governo e o governador do Banco de Portugal. Em conferência na sede do banco, esta segunda-feira, Carlos Costa deixou uma crítica indireta ao novo modelo de supervisão bancária. O ministro das Finanças, Mário Centeno, não gostou e exigiu a Carlos Costa que se retratasse, mas o governador recusou-se.

  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.