sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Explosões e tiroteios em Paris causam pelo menos 46 mortos

EM ATUALIZAÇÃO

Pelo menos 46 pessoas morreram numa sequência de tiroteios e explosões em várias zonas de Paris.

© Philippe Wojazer / Reuters

Um tiroteio num restaurante no 10º bairro da capital francesa fez pelo menos 11 mortos. Já na sala de espetáculos Bataclan foram feitos cerca de 100 reféns e há já 35 mortos confirmados.

O Presidente François Hollande está reunido de urgência a acompanhar a situação, depois de ter sido retirado do Estádio de França, onde decorria um jogo entre as seleções francesa e alemã.

Um Conselho de Ministros extraordinário vai decorrer ainda esta noite.

As explosões foram ouvidas no estádio, já os tiroteios aconteceram a cerca de 45 quilómetros, num restaurante indiano. Testemunhas falam em cinco ou seis atiradores encapuzados.

Durante a manhã, uma ameaça de bomba contra o hotel da seleção alemã, que defrontou hoje a seleção francesa no Estádio de França, forçou à evacuação do edifício, mas não foram encontrados explosivos.

A tratar-se de um ataque terrorista, algo que a polícia francesa ainda não confirmou, este poderá ser o mais grave da história do país, a seguir ao que aconteceu na redação do jornal satírico Charlie Hedbo.

Estes ataques ocorrem nas vésperas da Cimeira do Clima, que começa a 30 de novembro na capital francesa.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.