sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

100 mortos na sala de espetáculos Bataclan

Em atualização

YOAN VALAT

O Bataclan, onde estiveram várias dezenas de reféns na sequência de uma série de atentados em Paris, é um dos grandes teatros parisienses, com uma capacidade para albergar cerca de 1.500 pessoas sentadas.

Situado a leste da capital francesa, perto do canal Saint-Martin e do local onde um polícia foi morto nos atentados contra o semanário satírico Charlie Hebdo em janeiro passado, a sala de espetáculos acolheu na sexta-feira um concerto da banda de rock Eagles Of Death Metal.

Desde seu renascimento na década de 1970, o teatro tornou-se um local popular das noites parisienses, onde já atuaram várias estrelas da música francesa e internacional como Lou Reed, Prince, Oasis, ou Stromae.

Construído em 1864 com o nome Grande Café Chinês -- Teatro Bataclan, a sala de espetáculos ressurgiu em 1952, como Ba-ta-clan, numa referência a uma opereta de Offenbach, e é hoje classificado como monumento histórico.

Vários ataques registados hoje à noite, em Paris, provocaram a morte a pelo menos 100 pessoas, segundo fontes policiais.

O Presidente francês, François Hollande, já anunciou o estado de emergência e o encerramento das fronteiras de França na sequência do que classificou de "ataques terroristas sem precedentes" no país.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.