sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Atentados em França nas últimas décadas

CRONOLOGIA

O atentado que ocorreu esta sexta-feira noite em Paris, que provocou pelo menos 40 mortos e vários feridos, foi o maior ocorrido em França nas últimas décadas. Na contabilidade feita pela agência noticiosa EFE, desde as décadas de 1980 que não se registavam tantos mortos num ataque terrorista.

9 de agosto de 1982 - Um comando árabe mata seis clientes no restaurante "Goldenberg", localizado no bairro judeu de Paris.

9 de agosto de 1982 - Um comando árabe mata seis clientes no restaurante "Goldenberg", localizado no bairro judeu de Paris.

Aulnay / AP

Cronologia dos atentados mais importantes perpetrados em França nos últimos trinta anos

1982

29 de março - Atentado contra um comboio na linha Paris-Toulouse, no qual morreram cinco pessoas, numa ação atribuída à Organização da Luta Armada Árabe, ligada ao terrorista conhecido como "Carlos" e "Chacal".

9 de agosto - Um comando árabe mata seis clientes no restaurante "Goldenberg", localizado no bairro judeu de Paris.

1983

15 de julho - Oito mortos e 56 feridos num ataque bombista no aeroporto de Orly, perpetrado por um grupo arménio, contra as linhas aéreas turcas.

31 de dezembro - Uma bomba na estação ferroviária de Saint Charles, em Marselha, e um outro engenho num comboio de alta velocidade, perto de Drome, matam cinco pessoas, numa ação que atribuída à Organização da Luta Armada Árabe.

1985

29 de março -- Dezoito feridos num cinema de Paris, durante um festival de filmes judeus e que terá sido levado a cabo pelo movimento Jihad Islâmico.

1986

17 de setembro -- A explosão de uma bomba nos armazéns Tati de Paris faz sete mortos, numa ação reivindicada pelo Comité de Solidariedade com os Presos Políticos Árabes e do Médio Oriente, a quem tinham sido atribuída a autoria de outros quatro atentados em Paris que tinham causado três mortos.

1995

25 de julho - Um artefacto explosivo explode na estação de metro parisiense Saint Michel e mata oito pessoas e 117 feridos, num ataque atribuído a integristas argelinos.

1996

3 de dezembro -- Quatro mortos e 93 feridos na explosão de uma bomba na estação de metro de Paris Port Royal que foi reivindicada por integristas argelinos.

2012

19 de março -- Um tiroteio mata três crianças e o pai de uma delas num colégio judeu de Toulouse pela mesma pessoas que uns dias antes tinha assinados três paraquedistas de origem magrebina.

2015

7, 8 e 9 de janeiro - Um total de 17 pessoas morrem em três atentados jihadistas em Paris: 12 num ataque ao jornal satírico "Charlie Hebdo", um polícia municipal e quatro reféns num supermercado judeu. Os três autores do ataque foram abatidos pela polícia.

26 junho - Yassin Salhi mata e decapita o seu chefe Hervé Cornara, perto de Lyon. Logo de seguida tenta fazer explodir a fábrica da Air Products, em Saint-Quentin-Fallavier, centro-leste do país.

13 de novembro - Mais de 40 pessoas mortas e numerosos feridos em vários ataques coordenados em Paris.

Com Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28