sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Governo francês mobiliza mais 1.500 militares

O Conselho de Ministros francês decidiu mobilizar mais 1.500 militares para a luta antiterrorista, como consta do comunicado final da sua reunião feita no seguimento dos atentados terroristas de sexta-feira em Paris.

© Christian Hartmann / Reuters

Esta medida integra um conjunto de decisões, que também inclui a realização de uma reunião do Conselho de Defesa hoje de manhã, conforme comunicado colocado no sítio na internet da Presidência da República.

Da reunião saiu também a anulação da participação do presidente François Hollande na reunião do Gripo das 20 principais economias (G-20), na Turquia, e o restabelecimento imediato dos controlos fronteiriços.

Os dirigentes franceses determinaram ainda o encerramento dos estabelecimentos escolares e universitários durante o dia de hoje na Ilha de França e a anulação das viagens escolares programadas.

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.