sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

John Kerry diz que ataques visaram a humanidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry condenou hoje os atentados "terroristas" em Paris, descrevendo-os como "atos hediondos e abomináveis" e considerando os ataques como "um assalto à humanidade" dos dois países.

IAN LANGSDON

"Esta noite, estamos ao lado do povo francês, como estão sempre os dois povos durante as horas mais sombrias. Estes ataques terroristas só vêm reforçar a nossa determinação conjunta", escreveu John Kerry num comunicado divulgado em Viena, onde se encontra para participar num encontro internacional sobre a guerra na Síria.

"Estes são atos odiosos, maldosos e abomináveis. Devemos fazer tudo o que pudermos para responder àquilo que só pode ser considerado um ataque contra a nossa humanidade", afirmou o chefe da diplomacia americana.

"A nossa embaixada em Paris está a fazer todos os possíveis para cuidar do bem-estar dos cidadãos norte-americanos na cidade [de Paris] e estamos prontos para dar todo o apoio que o Governo francês peça", acrescentou.

O comunicado do secretário de Estado norte-americano lembrou ainda que a França é "o mais antigo aliado" dos Estados Unidos e um "amigo e parceiro fundamental".

Vários ataques registados hoje à noite, em Paris, provocaram a morte a pelo menos 100 pessoas, segundo fontes policiais.

O presidente francês, François Hollande, já anunciou o estado de emergência e o encerramento das fronteiras de França na sequência do que classificou de "ataques terroristas sem precedentes" no país.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.