sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

John Kerry diz que ataques visaram a humanidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry condenou hoje os atentados "terroristas" em Paris, descrevendo-os como "atos hediondos e abomináveis" e considerando os ataques como "um assalto à humanidade" dos dois países.

IAN LANGSDON

"Esta noite, estamos ao lado do povo francês, como estão sempre os dois povos durante as horas mais sombrias. Estes ataques terroristas só vêm reforçar a nossa determinação conjunta", escreveu John Kerry num comunicado divulgado em Viena, onde se encontra para participar num encontro internacional sobre a guerra na Síria.

"Estes são atos odiosos, maldosos e abomináveis. Devemos fazer tudo o que pudermos para responder àquilo que só pode ser considerado um ataque contra a nossa humanidade", afirmou o chefe da diplomacia americana.

"A nossa embaixada em Paris está a fazer todos os possíveis para cuidar do bem-estar dos cidadãos norte-americanos na cidade [de Paris] e estamos prontos para dar todo o apoio que o Governo francês peça", acrescentou.

O comunicado do secretário de Estado norte-americano lembrou ainda que a França é "o mais antigo aliado" dos Estados Unidos e um "amigo e parceiro fundamental".

Vários ataques registados hoje à noite, em Paris, provocaram a morte a pelo menos 100 pessoas, segundo fontes policiais.

O presidente francês, François Hollande, já anunciou o estado de emergência e o encerramento das fronteiras de França na sequência do que classificou de "ataques terroristas sem precedentes" no país.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.