sicnot

Perfil

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Ataques em Paris

Madrid condena "de forma enérgica" os "abomináveis atentados terroristas"

O Governo espanhol condenou "da forma mais inequívoca e enérgica" o que descreve como "abomináveis ataques terroristas" ocorridos hoje em Paris, esperando que os seus responsáveis respondam pelos crimes o quanto antes.

© Christian Hartmann / Reuters

"A Espanha recebeu com profunda consternação as notícias dos abomináveis atentados terroristas e, aparentemente, uma tomada de reféns perpetrados hoje em vários pontos de Paris, que custaram a vida a dezenas de pessoas e numerosos feridos", indicou o executivo espanhol num comunicado oficial.

O governo espanhol condenou ainda "da maneira mais inequívoca e enérgica estes acontecimentos vis", manifestando o desejo de que "os seus responsáveis respondam o quanto antes por estes crimes perante a Justiça".

Em nome do povo espanhol, o executivo de Mariano Rajoy transmitiu " as suas mais sentidas condolências" aos familiares das vítimas, às autoridades e a todo o povo francês.

"Hoje, mais do que nunca, reiteramos a nossa repulsa categórica perante qualquer tipo de ato terrorista e transmitimos ao Governo e ao povo de França a nossa solidariedade: estamos todos unidos contra o terror, hoje todos somos Paris", concluiu o Governo espanhol na mesma nota.

Vários ataques foram hoje à noite registados em Paris, provocando a morte a pelo menos 40 pessoas e 50 feridos em estado crítico.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.